Pena Paracuru Surf Festival 2024 – Entre os dias 14 e 17 de março a Praia do Ronco do Mar, localizada no município de Paracuru-CE, serviu de palco para a primeira etapa do cricuito Brasileiro de SUP Wave, da Confederação Brasileira de Surf.
Entre os competidores do SUP Surf o grande campeão da categoria Masculino Profissional foi Wellington Reis-SP, que precisou de muita determinação para superar o também paulista tetracampeão mundial da modalidade, Luiz Diniz, que logo no início da Final cravou um 9,33 pontos, colocando muita pressão em Wellington. Contudo, aos poucos Wellington foi diminuindo a vantagem de Diniz conseguindo uma virada espetacular somando duas ondas na casa dos oito pontos. Apesar do high score, Diniz não conseguiu uma segunda nota e mesmo com a maior nota da bateria terminou na segunda colocação.
“Eu estou felizão!!! Esse evento vai ficar na minha memória pra sempre. Mar liso e perfeito todos os dias, fundo de coral, ondas longas e alinhadas… esse lugar aqui é maravilhoso. Quero voltar sempre… Desde o começo (do evento) eu estava em uma vibe muito boa. Estava muito tranquilo e é isso! Agradeço a todos que me apoiaram e torceram por mim!”, falou Wellington Reis após a conquista do título.
Na segunda colocação ficou Luiz Diniz-SP, com Marco Kertichka-SC e Bruno Medeiros-ES dividindo a terceira colocação.
Entre as mulheres, a grande campeã da Categoria SUP Surf Profissional foi a também paulista Aline Adisaka, que dominou a final do início ao fim contra sua amiga e conterrânea Gabi Stamfater, para comemorar mais um título para sua extensa coleção. Ela que é tetracampeã brasileira de SUP esteve muito ativa durante toda a bateria final e não deu chances para que Gabi, que também surfou muito durante todo o evento, tivesse chance de ameaçar o seu resultado. As cearenses Kilvia Cardoso e Carol Barcellos terminaram empatadas na terceira colocação.
Com a vitória, Aline inicia mais um ano com o pé direito, pavimentando o caminho para a conquista do pentacampeonato nacional:
“Quero agradecer ao meu time, às minhas amigas Carol Barcellos, Maga, Sil (Silvana Lima), aos meu patrocinadores e a todos que me apoiam… A vida de um atleta é cheia de altos e baixos. Às vezes a onda vem, mas outras vezes não… E dessa vez deu tudo certo, graças a Deus… E poder pegar essa onda aqui, de SUP, com quase ninguém é um sonho e um privilégio… Não posso deixar de agradecer também à CBSurf por nos proporcionar tudo isso, pois essa é a maior estrutura de um circuito nacional em todo mundo e poder fazer parte disso é como eu já disse, um verdadeiro sonho”, afirmou a campeã.
Entre os Masters da SUP Surf 35+ Masculino o grande campeão foi Adriano Trinca Ferro-SC, com Júnior Manteiga-PB em segundo, Michel Jonas-SP em terceiro e Rodrigo Ramos-SP completando o pódio na quarta colocação.
SUP SURF MASCULINO PRO
1o Wellington Reis-SP
2o Luiz Diniz-SP
3o Marco Kertichka-SC
3o Bruno Medeiros-ES
SUP SURF FEMININO PRO
1a Aline Adisaka-SP
2a Gabi Sztamfater-SP
3a Kilvia Cardoso-CE
3a Carol Barcellos-CE
SUP SURF MASTER MASCULINO 35+
1o Adriano Trinca Ferro-SC
2o Júnior Manteiga-PB
3o Michel Jonas-SP
4o Rodrigo Ramos-SP
Por George Noronha
JP-Mtb.: 2808-CE