Quarta-feira, Maio 15, 2024
InícioStand Up PaddlePaddle Guide - Costa Rica

Paddle Guide – Costa Rica

A Costa Rica tem tantos picos de surf com ondas perfeitas para explorar, não importa que costa você visite, há uma abundância de ondas fantásticas para se descobrir. Nesta matéria relatamos algumas das melhores praias de surfe da Costa Rica. Com 1290 km de costa, a Costa Rica oferece mais praias, recifes e foz de rios do que você terá tempo para surfar! Existem picos de surf aqui para atender desde iniciantes até os surfistas experientes.

Além do mundialmente conhecido Witches Rock, Ollie’s Point, Boca Barranca e Pavones, são os locais menos surfados que muitas vezes prometem as melhores ondas e condições. Algumas áreas estão apenas começando a ser exploradas para o surf.

Com apenas um pouco de preparação e planejamento, você pode desfrutar de algumas das melhores ondas em águas quentes que você já surfou com um punhado de locais amigáveis!

Costa Rica e o COVID-19

Jaco City

No dia 1.º de agosto, o aeroporto de San Jose foi reaberto para voos comerciais de alguns países. Voos da União Europeia, Reino Unido e Canadá têm permissão para pousar na Costa Rica. Em 1.º de novembro, a Costa Rica permitirá que todos os cidadãos e residentes dos EUA entrem na Costa Rica. As fronteiras terrestres permanecerão fechadas para turistas.

Os surfistas e todos os outros visitantes devem preencher uma pesquisa online. Deve ser apresentado um teste PCR negativo; o resultado negativo deve ter sido recebido nas 48 horas anteriores ao embarque no voo para a Costa Rica.

Os visitantes devem viajar com um seguro de viagem que cubra cuidados médicos e uma estadia prolongada no hotel.

Os turistas devem seguir os protocolos de saúde, agora isso significa usar máscara ou protetor facial.

Do lado positivo, não há muito tráfego. Viajar de carro é muito rápido e fácil. As taxas de aluguel de carros estão mais baixas do que o normal, e o mesmo para airbnbs e hotéis. Alguns hotéis estão totalmente fechados até dezembro. Verifique a tempo se o local onde pretende ficar está aberto.

O SURF

Encontre as melhores ondas em ambas as costas da Costa Rica. Existem tantos spots de surf na Costa Rica que você precisará de um mês para surfar todos eles.

A Costa Rica é um lugar perfeito para surfar por uma série de razões. Isso inclui ondas o ano todo, água quente e ondas relativamente desertas, em comparação com a França, Espanha, Califórnia e Austrália.

Os surfistas na Costa Rica podem escolher entre 2 linhas de costa, o Caribe e o Pacífico.

Qual é a melhor época para fazer um surf trip na Costa Rica? Basicamente sempre há ondas aqui, você só precisa saber para aonde ir.

Quase sempre é possível encontrar um ótimo surf na Costa Rica, não importa as condições climáticas e em que época do ano. Sempre vai encontrar uma boa condição de surf!

Existem 4 regiões básicas de surfe na Costa Rica: Pacífico Norte, Pacífico Central, Pacífico Sul e Caribe.

A Costa Rica tem algumas das melhores ondas do mundo e os locais são espetaculares e exóticos.

Alguns dos picos mais famosos, como Pavones e Playa Escondido, tem suas ondas sempre bem disputadas, mas ainda existem centenas de quilômetros de costa onde os picos não surfados estão esperando para serem descobertos.

Relatamos abaixo alguns picos, mas como dissemos na matéria existem muitos picos perfeitos para o SUP Wave em toda região.

PICOS CENTRAL E PACÍFICO NORTE:

Playa Jaco é um bom lugar para começar sua viagem de surf caso você ainda precise de alguns suprimentos.

Esta é a cidade com a maior seleção de pranchas novas e usadas à venda. Deve haver cerca de 30 lojas de surf em Jaco. A maioria dos shapers de pranchas de surfes mais conhecidos da Costa Rica também estão localizados em Jaco. Piko e Carton estão localizados em Jaco. Nico Fisher, da Argentina, está localizado em Hermosa. Portanto, se você ainda precisa de uma prancha ou esqueceu seu protetor solar, faz sentido parar em Jacó. Se não for seu plano comprar uma prancha de surfe, você pode encontrar facilmente uma prancha de surfe alugada em Jaco. Existe uma grande variedade de pranchas de surf disponíveis para alugar.

Jaco é o lar de alguns dos melhores surfistas da Costa Rica. Carlos Munoz, Jairo Perez, Nathaly Bernhold, Gilbert Brown, Lisbeth Vindas e seu marido Diego Naranjo são todos residentes de Jaco.

Jacó é uma praia com muitos picos. Portanto, embora Jaco atraia muitos turistas e muitos locais, não é muito difícil pegar uma onda aqui. Normalmente as ondas que quebram sobre fundo arenoso são médias. Mas não se surpreenda, com um grande swell de sudoeste, os bancos de areia geram grandes ondas em Jaco também.

As ondas começam a ficar boas 2 horas antes da maré alta. No extremo sul da baía, as ondas são um pouco mais lentas e menores. Cuidado com as correntes em Jaco. Os nadadores se afogam aqui todos os anos, porque são pegos em uma maré cheia e entram em pânico.

Os Jogos Mundiais de Surf da ISA 2016 aconteceram na Praia de Jaco. Todos os anos, a cidade acolhe várias competições de surf.

Depois de Pavones, Boca Barranca é a mais longa esquerda da Costa Rica e a terceira mais longa do mundo!

Esta é uma onda perfeita de longboard, mas você ainda pode se divertir em uma prancha curta. O concurso Rabbit Kekai Longboard é realizado aqui todos os anos.

Boca Barranca é melhor surfada na maré baixa. A onda é surfável com swell de sul e sudoeste, melhor com swell de sul. O surf spot fica bem na foz do Rio Barranca. Especialmente na estação das chuvas, que vai de maio a novembro na Costa Rica, a água pode ficar suja. Se você tiver cortes abertos, é possível pegar infecções.

Com a nova estrada, a 27, esse ponto de surfe é facilmente acessado de San Jose.

PICOS COSTA SUL

Pavones é uma das ondas mais conhecidas da Costa Rica. A onda é famosa por seus longos passeios. É a segunda maior esquerda do mundo. Mas o swell tem que vir do Sul para criar uma onda tão perfeita. Quando as condições são perfeitas, fica lotado em Pavones. As melhores possibilidades são surfar Pavones com menos gente quando se chega antes do swell perfeito. No segundo dia com swell perfeito já está bem mais lotado. As melhores condições das estradas tornam mais fácil para os surfistas do Vale Central e de outros locais da Costa Rica chegar rapidamente a Pavones.

A onda de Pavones pode ser surfada em qualquer maré, o fundo é rochoso. Você vai notar que a saída do pico pode ser um pouco dolorosa.

Quando o swell vem do Sudoeste ainda há surf em Pavones, mas não é tão bom. Para criar esta onda longa de esquerda perfeita, o swell precisa vir do sul. Caso contrário, as seções não se conectam. Pavones podem conter ondulações sólidas.

CARIBE COSTA RICA

Playa Negra ao norte de Cahuita.

Você pode ver o pico da estrada quando você chega em Cahuita de Limon. Normalmente há muitos iniciantes surfando em Playa Negra. As ondas quebram para a esquerda e para a direita sobre fundo arenoso. O swell deve vir de Sudeste.

A Salsa Brava é uma onda rápida e perigosa que quebra num recife afiado. Alguns dos surfistas daqui usam capacetes. Só surfistas muito experientes devem surfar aqui! Da praia não dá para ver todo o tamanho da onda, pois o recife a suga abaixo do nível do mar.

A onda quebra para a esquerda e para a direita, mas as direitas são mais longas. Esta é onda mais poderosa da Costa Rica, é o Supertubos do Caribe!

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa