Nesta dica de hoje, vamos falar sobre tipo e leash de Stand Up Paddle e suas aplicações.
Vamos começar falando sobre os leashes para a modalidade race.
O leashe mais usado e mais conhecido para a modalidade race, são os leashes espiral. Este tipo de leashe, é muito bom, pois não dá arrasto e fica dentro do cockpit da prancha.
Características:
Por ser um leash espiral, se por acaso você pegar onda com ele no race técnico e a onda levar sua prancha ele começa a perder o efeito de espiral e começa ficar grande e dá arrasto.
Alguns modelos hoje já vêm com opção de você escolher o comprimento, e isso ajuda muito, pois, pois, como por exemplo no downwind você anda muito na prancha um leashe um pouco mais comprido ajuda a você não ficar preso. Em prova de race long distance um tamanho menor pode ser mais confortável.
O leashe espiral é perfeito para o race, pois quando você cai da prancha sua ligação é bem rápida para a volta, devido ao formato curto e espiral que puxa a prancha para próximo de você.
Os leahes para o supwave na maioria, tem o mesmo formato dos usados para o surf, com uma ressalva que a largura do uretano e seus compostos são mais resistentes. Variam de 6 a 12 pés de tamanho, lembrando que quanto maior, mais grossa e mais comprida fica a cordinha.
Uma dica é sempre lavar o leashe com água doce assim que sair da água, pois isso ajuda bastante na conservação do equipamento.
Estamos em pesquisa para desenvolvimento de um leashe específico para o race, e assim que tivermos mais informações, iremos divulgar nas próximas matérias.
Segue abaixo a relação de algumas marcas que atendem muito bem o mercado:
Sunset
Bully’s
Silverbay Brasil
Soulfins
ARTIGOS RELACIONADOS