Sexta-feira, Junho 28, 2024
InícioStand Up PaddleComo fazer uma boia corretamente

Como fazer uma boia corretamente

Como fazer uma boia corretamente – Na maioria das competições que já participei nestes 16 anos de SUP Race, um dos pontos mais traumáticos da prova e que definiu vários resultados foi realizar uma boia bem feita.

Muitos podem estar se perguntando, mas a largada também é um ponto de muito estresse pré prova? Sim eu sei que a largada nos deixa bem apreensivos, mas mesmo que você caia ou largue mal, você tem um campo aberto pela frente para buscar seus adversários. Já quando você chega em uma boia e faz ela do jeito errado, isso pode lhe custar muitas colocações ou até mesmo a prova toda. Digo isso, por que existem alguns perigos ocultos na boia que nem todo remador enxerga, um deles é a corda que a organização usa para poitar a boia. Na maioria das vezes estas cordas ficam dentro da água e o remador não consegue enxergar e com isso pode pegar em sua quilha, ou se você cair muito perto da boia, pode se enroscar nela. Se isso acontecer procure manter a calma e se o leash (Cordinha) enroscou, tire do seu pé a presilha, desenrosque, coloque-a novamente e siga em frente.

Como fazer uma boia corretamente
Entrar num ponto certo faz toda diferença na hora de realizar a boia

Como alguns eventos, no meu ponto de vista erram, acabam colocando a primeira boia muito próximo a linha da largada, e isso causa uma grande aglomeração sendo quase impossível você não se bater ou se enroscar com algum adversário. Para evitar que isso aconteça, eu criei uma estratégia que sempre funcionou bem comigo. Sempre entre na boia protegendo o lado de dentro, pois se você fizer a boia bem colado, você tem mais chances de êxito e de não se enrolar com ninguém. Digo isso porque, se você fazer a boia aberto, outros entrarão por dentro e te deixarão para fora do percurso, com isso você perderá muitas posições.

Como fazer uma boia corretamente

Estas são as dicas para que você tenha um bom aproveitamento na prova e não perca tempo nas boias de retorno. Claro que cada situação se apresenta de uma forma, mas se você já partir com uma estratégia montada a chance de erro diminui muito.

Dica para aperfeiçoar a técnica:

Inclua nos seus treinos pelo menos duas vezes por semana o treino de boia. Largue de um ponto A, coloque uma boia no ponto B, retorne e volte ao ponto A novamente. Faço este treino com tiros na chegada e na saída com isso, além de se preparar para a boia, você também se prepara fisicamente e psicologicamente para as provas.

Separamos alguns vídeos interessantes para você:

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa