Pá na água da SUPERAÇÃO – Projeto social com a canoa e o SUP transforma a vida de crianças que aguardam por um processo de adoção. O cenário é o da canoa havaiana deslizando na água impulsionada por crianças e adolescentes que abraçam a oportunidade de transformação. São meninas e meninos com idade entre 6 anos e 18 anos incompletos que integram o Cadastro Nacional de Adoção e Acolhimento e lidam com as incertezas em relação ao futuro: sobre se serão reintegrados à família biológica, adotados por uma nova familia ou se vao passar os proxImos anos nas instituições de acolhimento, até atingir a maioridade, sem ver o sonho de ter um lar e uma família concretizado.
Quando entram na canoa para remar em equipe ou quando praticam o Stand Up Paddle acompanhados por professores, essas crianças e adolescentes se sentem acolhidos e pertencentes à família do esporte – o que contribui para que eles resgatem a autoconfiança e a autoestima e lidem melhor com a própria realidade. E isso acarreta em uma melhor concentração na escola, socialização com pessoas diferentes e o resgate da capacidade de sonhar e acreditar no futuro.
Os resultados são potencializados porque a prática esportiva é combinada à psicoterapia junguiana – e, de forma simbólica, os pequenos e jovens atletas encontram espaço para se expressar, trabalhar questões emocionais em um consultório na natureza, ressignificar e transformar emoções.
As possibilidades que surgem com a SUPTerapia e a CANOATerapia é fruto de uma parceria entre o negócio social OndaSup e a Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
Desde 2017 o projeto acontece no Lago Paranoá em Brasília com crianças e jovens do entorno, de cidades satélites, que vivem em abrigos e que lidam com uma realidade dura marcada por feridas profundas de abandono, falta de amor, maus tratos, negligência e violência física, psicológica e/ ou sexual.
Nos últimos 7 anos, 400 pessoas foram impactadas pelo projeto Filhos da Nação, que é realizado pela OndaSup e tem a gestão compartilhada com a Associação Brasil Melhor (ABM) – OSCIP criada em 2005.
Quer saber mais? Conheça mais sobre o projeto:
www.filhosdanacao.com.br
Siga-nos nas redes sociais: