Domingo, Novembro 24, 2024

Apoio

InícioStand Up PaddleO retorno de um Gigante!

O retorno de um Gigante!

Um dos grandes nomes do SUP nacional, o atleta Guilherme dos Reis está lançando um canal no Youtube para gerar conteúdos em técnicas e dicas de stand up paddle. Nosso editor bateu um papo com o atleta para saber mais sobre o projeto e também sobre o futuro do atleta na modalidade, confira:

Gui dos Reis e seu pai Paulão dos Reis, seu grande incentivador

Este ano você voltou com tudo para o SUP, qual foi o seu maior incentivo?

O meu maior incentivo a voltar às competições de SUP foi o amor que eu sinto pelo esporte, sabe. Por estar praticando o stand up, a competição é uma consequência dos nossos treinos. Então eu sou uma pessoa que gosto muito de treinar e eu gosto muito da competição também, eu estava sentindo falta dessa adrenalina da competição, de estar ali competindo com os melhores atletas do Brasil e também se preparar para competir os internacionais.

Estava sentindo falta disso, essa foi a minha maior motivação, meu maior incentivo para voltar a competir.

Como você enxerga o cenário atual do SUP nacional?

Eu enxergo que o cenário hoje de SUP Nacional, tem muito potencial, sempre teve. A gente tem bons atletas em todo o Brasil, e agora a gente trabalhando a base, as crianças, que são o futuro do nosso esporte. Vai evoluir muito mais, e com estas ações nosso esporte vai ficando cada vez mais profissional.

Você recentemente lançou um canal para dar dicas aos remadores, como surgiu a ideia?

Eu tive uma ideia de montar um canal no youtube para poder passar esse conhecimento que eu adquiri com todas as pessoas que me ajudaram na minha jornada e todo o conhecimento que eu busquei também nas competições, nas vivências de treino também. Esta ideia surgiu porque eu não quero deixar esse conhecimento guardado comigo.

Guilherme dos Reis entre os melhores do mundo no PPG 2018


Eu quero poder de alguma forma ajudar as pessoas, e que desta forma ela se sinta beneficiada com este conhecimento. Eu agora consigo olhar o mar de uma forma diferente do que eu estava olhando antes e passar esse conhecimento para as pessoas é o que eu gosto de fazer.  Eu amo remar e amo passar esse conhecimento que eu tenho com muita humildade para todas as pessoas.

E foi por isso que eu pensei num canal, porque eu não sou uma pessoa que gosta muito de estar ali nas redes sociais e talvez o vídeo consiga eu consiga me expressar bem e também ajudar as pessoas com esse canal no YouTube.

Como vai funcionar as postagens, quais temas irá abordar?

Assim eu quero que seja algo bem, bem leve, quero que as pessoas que estejam vendo o meu canal interajam comigo, abordando alguns assuntos que elas queiram. A minha ideia principal é esta interagir com as pessoas e passar um pouco do meu conhecimento.

No seu canal você também vai dar algumas deixa sobre técnicas de remada de canoa havaiana, já que é um esporte bem popular na sua família?

No princípio vai ser técnica de remada e questões de segurança, de conexão com o mar, de entender como o mar funciona, questões de vento, corrente, tudo focado no Stand up paddle.

Falar um pouco sobre competições, analisar algumas provas e assim, sem julgamento nenhum, somente parte técnica. Espero que as pessoas me entendam, porque cada pessoa tem um ponto de vista e nem sempre o meu ponto de vista vai ser o certo.

Guilherme competindo forte no Pacific Paddle Games onde se consagrou vice-campeão numa disputa eletrizante com o havaiano campeão Connor Baxter

Qual seu planejamento de competições para 2023?

Meu planejamento para as competições de 2023. Eu pretendo correr o Circuito brasileiro, todo o circuito e também ano que vem eu tenho um foco muito grande aí que quer competir uma prova internacional da ICF no final do ano na Tailândia em novembro. Meu Objetivo é estar no lugar mais alto do pódio, claro que com muita humildade e muita determinação, muita garra. Eu acredito que o nosso país possa garantir uma medalha de ouro no Mundial, nada é impossível, basta a gente querer e ralar para isso. Então eu peço aí quem puder ajudar a gente a ir para esse campeonato ano que vem, se manifeste.


Este é um evento que eu tenho muito na minha mente, assim como objetivo para eu poder buscar um ciclo que eu não, que eu não fechei ainda no SUP que foi ser campeão mundial. Eu bati na trave em 2018, no maior evento de todos do SUP, e o mais disputado de todos em 2018, o PPG Pacific Paddle Games, onde fui vice campeão, e com muita humildade, sempre respeitando os meus adversários, quero em 2023 ser campeão do mundo e ir para esse Mundial de ICF e representar bem a nossa nação.

Hoje você está na Equipe de pranchas Compact, como está a questão de patrocínios?

Estou fazendo um trabalho bem legal coma equipe Compact, as pranchas estão andando bem, mas queria fazer um apelo, estou sem apoiador e sem patrocinador de remo, e para o ano que vem eu preciso ter alguns remos para poder treinar e poder competir, o nosso esporte é de alta performance e o detalhe faz e faz total diferença. Eu tendo bons equipamentos vai ajudar muito. Estou na busca deste apoio, e pessoas para me ajudar a viabilizar a ida para esse Mundial e representar nossa nação, porque nosso país é um país muito forte, muito determinado, brasileiro não desiste nunca enquanto não chegar no seu objetivo. Vamos para cima que esse Mundial vai ser nosso, vai ser de todas as pessoas que tiverem junto comigo.

Foto da capa crédito: Fábio Motta/ Aloha Spirit

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa