Um ponto que gera muita dívida em todos que vão encomendar ou comprar uma prancha de stand up paddle é a questão do peso x flutuação, a famosa litragem.
Nesta matéria vamos tentar simplificar está informação, para que você possa entender de maneira rápida como é feito este cálculo.
A litragem tem uma influência direta na flutuação da prancha, pois ela é que determina quanto está prancha vai ser estável ou instável.
Volume: O volume de uma prancha de SUP, é expresso em litros, dá uma indicação da capacidade da prancha de flutuar com peso sobre ela. Quanto maior o volume, mais peso a prancha pode suportar.
Capacidade de peso: cada prancha de SUP tem uma capacidade de peso do remador, que estará representado em KG. Saber a capacidade de peso é importante porque, se você for muito pesado para uma prancha, ela ficará mais baixa na água e será ineficiente para remar. Ao pensar na capacidade de peso, considere a quantidade total de peso que você colocará na prancha, incluindo seu peso corporal e o peso de qualquer equipamento, comida e água potável que irá levar com você.
Volume e capacidade de peso no que se refere ao tipo de casco: a maioria das pranchas All Round (Fun Races) são muito fáceis de remar, portanto, desde que você esteja abaixo da capacidade de peso, a prancha terá um bom desempenho para você. No entanto, com os SUPs de casco (Race) o volume e a capacidade de peso são mais significativos. Os fabricantes de SUP passam muito tempo determinando a posição mais eficiente para as pranchas de deslocamento na água. Se você sobrecarregar uma prancha de deslocamento e fazer com que ela afunde muito, ela se arrastará e parecerá lenta. Se você for leve demais para uma prancha, não a afundará o suficiente e a prancha parecerá pesada e difícil de controlar.
A forma mais simples de fazer este cálculo e fazer a seguinte conta:
Seu peso x 2.5 ou seja: Se você pesa 70 quilos e tem uma habilidade média, sua prancha vai ter mais ou menos 175 litros, se você tiver pouca habilidade este cálculo pode ser feito x 3, então sua prancha vai ter 210 litros. Claro que todo este cálculo tem que ser balanceado pelo shaper, alguns modelos tem sua flutuação mais no meio da prancha, outros fazem está distribuição usando a parte da proa da prancha, mas o que é certe independente do modelo é que se deva ter uma harmonia nesta distribuição. Lembrando que o shaper ainda faz esta distribuição levando me conta a largura da prancha e seu tamanho.
Este cálculo pode variar muito de acordo com a habilidade do atleta, por exemplo no supwave mesmo, hoje temos atletas que ficam quase todo submerso dentro da água, e usam a força da física durante a remada para subir na lâmina de água, mesmo no race, alguns atletas de ponta trabalham juntos a suas marcas forma de cada vez deixar as pranchas mais velozes.
Está matéria tem o caráter informativo, e qualquer dúvida ou sugestão sempre é bem-vinda!!
Quer saber mais sobre o mundo das pranchas, confira nosso Board Guide, clique aqui!!
Mahalo!!