Um misto de felicidade e realização, esse era o sentimento que tocava as pessoas que presenciaram o incrível lançamento do Movimento Rio Grande do SUP, que rolou final de semana passado na Praia da Vila em Itapuã, cidade de Viamão, Rio Grande do Sul. O Local que já virou pico tradicional do sup e da canoa e muito querido de todos, tem um potencial de natureza gigantesco, e proporcionou uma conexão harmoniosa dos participantes com a comunidade local e todo meio ambiente da região. O evento começou na quinta-feira dia 15 com o coquetel de lançamento do Movimento RGSUP no empreendimento AQUA RESIDENCE, do patrocinador master Dallasanta.
O evento contou com aproximadamente 70 pessoas que além de uma dança polinésia realizada pela convidada especial Geórgia Michellucci de São Paulo, contou com uma apresentação oficial do Movimento RGSUP, que tem como proposta organizar e desenvolver o Stand Up Paddle e o VAA no estado do Rio Grande do SUL com uma série de benefícios e de uma maneira em as pessoas somem esforços. Já na sexta-feira dia 16, para quem já estivesse chegando em Itapuã, rolou uma recepção na Estância LF, apoiador oficial do evento, que ofereceu um churrasco com legumes aos participantes. No sábado dia 18, primeiro dia de atividades dentro dágua, aconteceu logo de manhã cedo um emocionante batismo de canoas polinésias da BASE KALOLA VAA de Porto Alegre, onde o espírito de união e a emoção tomaram conta de todos. Sempre é bom ressaltar que estamos “saindo” de uma pandemia e as pessoas estão mais sensíveis a desejar o bem e a receber o bem. O batismo rolou com a presença da expert em cultura polinésia, a fantástica e mega simpática Geórgia Michelucci que de uma maneira bem simples e objetiva nos mostrou a real visão e objetivo das Canoas Havaianas. Após um breve discurso sobre a cultura polinésia falando em especial das energias que circundam este esporte, Geórgia e o time da Base Kalola VAA convidaram a todos a passar as mãos nas canoas e emitir energias positivas, logo em seguida levantaram uma das canoas e a levaram até a água.
Após estas emoções, veio o SUP RACE TREINO , que contou com 40 atletas inscritos de cidades como Porto Alegre, Lajeado, Caxias, Ijuí, Montenegro, Viamão entre outras. Na profissional a vitória foi de Lucas Galant seguido de Murilo Rosa, nas demais categorias seguem os resultados em anexo. Na locução do evento, o “Golden” Matheus Albernaz, brincava com a nova geração avisando que o motorzinho do guaíba iria voltar contudo em 2022.
O evento teve um excelente nível técnico e foi uma pequena amostra do que está por vir no Movimento em 2022.
A prova teve direção técnica do Fabrício Galant e apoio da escola Limitless de Montenegro, também mantenedor do Movimento Rio Grande do SUP, através do seu diretor Diego. Após as provas foi feita a entrega dos prêmios e um Luau com fogo de chão em uma rosa dos ventos, na vibe total e todo mundo em sintonia na Estância LF.
Resultados SUP RACE TREINO:
Race 12.6 Feminino
1- Adriana Peppel
2- Taiana Martinez
Fun Race
1- Luciano Formiga
2- Rogério Durks
3- Sandro Sensei
14 Amador
1- Daniel Bergamaschi
2- Diego Soldado
3- Sandro Teixeira (Xerife)
14 PRO M
1-Lucas Galant
2- Murilo Rosa
3- Adriano Fink
14 PRO F
1- Gisele Motta
O domingo e último dia do evento guardavam emoções ainda mais fortes, pois logo cedo, o projeto XXPerience de Ijuí, mantenedor do RGSUP, através do seu diretor Alexandre Biel, botou gratuitamente a molecada pra remar. Foram mais de 20 crianças que remaram pela primeira vez na vida, com empréstimo de equipamentos gratuitos e as primeiras dicas do esporte.
Cabe ressaltar que um dos pilares do RGSUP é justamente esse, botar a molecada pra remar, dar oportunidade a novos talentos. Logo em seguida, outro mantenedor do RGSUP, a Base Kalola que se aquecia para a Expedição inédita até o farol de Itapuã, também proporcionou passeios de Canoa pra molecada e locais da Praia da Vila. Eis que surgia o momento mais incrível do evento, saia da praia em direção ao FAROL DE ITAPUÃ, um marco da divisa das águas da Lagoa dos Patos com o o Rio Guaíba, a Expedição de VAA que tinha 27 KM para percorrer sobre condições adversas, e ainda desconhecidas
A expedição que era para demorar 2:30 demorou quase o dobro, e o no final, todos chegaram muito bem e em segurança com a praia os recebendo de pé e sob aplauso. Relatos dos participantes é que passaram por lugares incríveis e jamais vistos, lindos e de natureza exuberantes. Vale lembrar o apoio para todas as atividades da embarcação do Clube Náutico de Itapuã e também do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
No final foram feitos alguns sorteios entre os remadores da expedição e tudo finalizou com um grande almoço no Restaurante Farol. Foi de tirar o fôlego o lançamento do Movimento Rio Grande do SUP, uma experiência incrível e a divulgação de um lugar para remar fantástico, talvez o melhor do pampa gaúcho. Para finalizar, um excelente natal, uma ótima virada de ano a todos, e que 2022 seja repleto de saúde e que possamos nos unir em prol do desenvolvimento dos nossos esportes, estar com nossas famílias e batalhar juntos pela limpeza das nossas praias! Junte-se a nós! Alexandre Maia (um dos coordenadores do Movimento RGSUP).
Junte-se a nós!!
Realização
@riograndedosup
Apresentado por Aqua By
@dallasantaimoveis
@prefeituraviamao
Apoio
@paddle_news_brasil
@cniitapua
@estancialfitapua
@pousadaitapua.rs
@faroldeitapuaoficial
Apoio (mantenedores já filiados)
@pipelinesoftboardsbr
@iahweh_surfboards
@limitless_standuppaddle
@gopaddlebr By SMB Sports
@equipekalola
@xxperiencesgwwg