Molokabra 2021 – O Molokabra 2020, foi um grande sucesso e o evento já deixou um gosto de quero mais para todos os competidores, mesmo já passando quase vinte dias do evento as imagens não param de pipocar nas redes socias juntamente com declarações dos atletas. A organização fez uma live nesta terça-feira e divulgou os principais detalhes do evento, entre eles a novidade da prova de 52 km de Fortaleza a Pecém e também a confirmação das provas de 18, e duas de 32 km. Conversei com Alexandre Nogueira da organização do evento e ele passou mais informações, confira abaixo:
O MolokaBRA Downwind em sua terceira edição traz como proposta evoluir e se modernizar, mas sem perder a sua essência.
A organização entende que o maior diferencial da prova, afora as condições clássicas de downwind existentes no Ceará, seja o acolhimento e a receptividade dispensada a cada competidor. Cada um dos presentes não é apenas mais um número, mas alguém que investiu, deixou de lado a família, amigos, lazer e até o trabalho para estar no Ceará, então o mínimo que este atleta merece é muito respeito por parte dos organizadores.
E a manutenção da essência perpassa por não elevarmos o número de participantes, ao contrário, seremos sempre restritivos no sentido de conseguir ofertar o melhor receptivo possível aos presentes.
Dentre as novidades para 2021 temos a prova batizada de MolokaBRA Extremo, uma raia de 52km de Fortaleza até a Praia do Pecém no Município de São Gonçalo do Amarante. Para participar o próprio MolokaBRA servirá de “seletiva” pois os cinco melhores atletas (classificação overall) das modalidades de remo estarão automaticamente classificados.
Assim, a própria prova com apenas 20 competidores já será um grande prêmio e visibilidade aos atletas classificados pois seguramente estarão os melhores do SUP, Vá a, surfski e paddleboard e com todos os holofotes voltados para essa prova extrema. Os bons ventos do Ceará favorecem e literalmente pedem que façamos algo de tamanha abrangência.
Outras novidades serão pouco a pouco anunciadas. As inscrições serão abertas a partir de novembro de 2020, inicialmente voltadas para os participantes das edições 2019 e/ou 2020. É uma forma da organização retribuir a valorização que nos foi dada por parte dos atletas, que, mesmo sem ainda saber o nível de qualidade do MolokaBRA, apostaram no evento e estiveram no Ceará.
Na divulgação apontaremos o número de vagas por modalidade. Posso assegurar que a ideia é termos números bastante aproximados de atletas em relação a 2020 e não “inchar a prova”.
Outra grande novidade é a realização da 1a Paddle Trip batizada de Expedição MolokaBRA e que terá como destino a paradisíaca Praia de Jericoacoara. Não será uma competição, mas um grande e inesquecível passeio no litoral oeste do Ceará. Ocorrerá dois dias após a finalização do MolokaBRA Extremo e terá vagas bastante limitadas nesta edição de estreia.