A coluna Mestre das Plainas, assinada pelo nosso editor Alex Araújo, vai mostrar o talento e trabalho dos fabricantes nacionais das pranchas de Stand up Paddle e Paddleboard. Nesta quarta matéria, conversamos com o Moises Matias, da Xerife Boards.
QUANTO TEMPO NO MERCADO DE SUP?
Não sou shaper, Sou empresário que começou no esporte como atleta amador, conheci a marca SIC e virei representante da marca no Rio de janeiro , surgiu uma demanda de mercado por pranchas nacionais e Fun races , resolvi então criar uma marca nacional Xerife , a marca é uma homenagem ao meu Pai que foi jogador de futebol e seu apelido era xerife , foi muito famoso na década de 70 / 80 e com vários títulos como jogador e treinador “Moisés Xerife”
As pranchas foram desenvolvidas, após eu comprar diversos arquivos de modelos internacionais e com esses de base fomos desenvolvendo nossos modelos, com apoio dos atletas da marca.
COMO VÊ O CRESCIMENTO DAS PRANCHAS DE RACE?
Acho que o mercado atravessa um momento de retomada, tem vemos uma migração muito grande dos atletas para a canoa, e estamos voltando a ter uma relevância no mercado do remo novamente.
QUAL O PRINCIPAL DIFERENCIAL DA XERIFE BOARDS?
Pranchas desenvolvidas por atletas de auto rendimento, melhor custo benefício do mercado, e diferentes formas de fabricação, atendendo desde um atleta de alta performance ao iniciante.
QUAL TECNOLOGIA E COMO SÃO FEITAS AS PRANCHAS DA XERIFE?
Temos 3 tipos de laminação :1 à vácuo Full carbono
2 Full carbono com laminação Sandwich para retirar excesso de resina
3 Carbono Híbrido laminação Sandwich.
COMO ESTÁ A EQUIPE XERIFE HOJE?
Hoje temos como atleta principal André Rosa que foi o Primeiro atleta da marca, e temos também Bruno Torquato se preparando para voltar a competir no Sup.
COMENTE UM POUCO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS PRANCHA XERIFE:
O início do processo é entender o nível do atleta e suas características, depois partimos para o Shape 3d para fase da usinagem do bloco, após o bloco usinado é feito um finisher , depois desse acabamento final entra o processo da laminação , depois finaliza com pintura e acabamento.
DEIXE UM RECADO PARA OS NOVOS REMADORES:
O ideal e começar com acompanhamento de um profissional experiente para orientá-lo na técnica e nos equipamentos, não comprar por impulso e pesquisar com calma o produto mais adequado para sua realidade.