A coluna Mestre das Plainas, assinada pelo nosso editor Alex Araújo, vai mostrar o talento e trabalho dos fabricantes nacionais das pranchas de Stand up Paddle e Paddleboard. Nesta segunda matéria, conversamos com o shaper Maurício Abubakir. Ícone do big surf baiano, Abubakir trilhou sua história no Havaí onde morou por dois anos, tendo passagem pela Califórnia e Mexico. Precursor do Paddleboard no Brasil, e na fabricação de pranchas da modalidade race e stand up paddle, Abubakir é uma lenda viva, e um dos poucos Hand shapes que ainda existem no Brasil.
Quanto tempo de Shaper?
Comecei a shapear em 1974. Ao longo desses 47 anos, já confeccionei cerca de 23.500 pranchas, de praticamente todos os modelos (Surfboard, SUP, Paddleboard).
Como vê o crescimento das pranchas de Race?
O crescimento é constante. Há cada vez mais pessoas, de diferentes idades e biotipos, aderindo ao esporte. A demanda, sobretudo pelas pranchas 14’0 e 12’6″, é muito grande. Além dos modelos de competição, as Races “Cruiser” e de pesca também são muito procuradas. Já a categoria de competição do Paddleboard vem crescendo exponencialmente desde 2000, agora com remadores espalhados por quase todo o país.
Qual o principal diferencial da Abubakir?
O principal diferencial são a essência do shaper e o modo de produção. Sendo surfista e praticante de paddleboard, adquiri uma grande noção de hidrodinâmica, a qual utilizo na confecção dos shapes. Todas as pranchas são feitas à mão.
Qual tecnologia e como são feitas as pranchas da Abubakir?
A Abubakir conta com fábrica própria e equipe capacitada à atuação em todas as etapas de fabricação, sob meu monitoramento (desde o alinhamento da prancha até a sua finalização). Utilizamos blocos de isopor, de densidade cuidadosamente escolhida. No estágio de handshaping customizado, minhas curvas são feitas em régua de perfil, por meio de uma técnica que aprendi no Hawaii. Em seguida, realizamos a laminação, que pode ser de dois tipos: com tecido importado ou com fibra de carbono. Ambos 100% Epoxi. A pintura (perolizada ou fosca) também é personalizada.
Como está a equipe Abubakir hoje?
Na categoria SUP Race Pro, temos os jovens Anderson Pereira (Barra do Sirinhaém – BA) e Emerson Juba (Mata do São João – BA). Na categoria SUP Gran Master, o veterano Paulo “Shock” Rubem (Salvador – BA). Já no Prone Paddleboard, temos eu, Genauto França, Jader Andrade, Nando Grilo, Rodrigo Nova, Zé da Gloria, Rogério Mendes e Sinara Pazos.
Comente um pouco sobre o processo de construção das pranchas Abubakir:
A Abubakir conta com fábrica própria e equipe especializada na produção de pranchas, de todos os modelos, com a mais alta qualidade de design e materiais. A construção do shape acontece conforme o biotipo e o grau de habilidade do cliente. Oferecemos qualidade impecável no acabamento e linha de produção em carbono personalizada.
Deixe um recado para os novos remadores:
Procure se divertir ao máximo, porque isso é o que realmente vale a pena. Estar integrado com o mar é um privilégio. Se você estiver querendo se profissionalizar, busque um bom preparador físico, adote uma boa alimentação e, acima de tudo, esteja sempre com um equipamento de ponta. Aloha!