Os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 culminaram em um dia histórico de competição com uma exibição incrível do Surf em sua segunda participação nos Jogos. Um surf massivo de 10 a 15 pés, facilmente de quatro a cinco vezes acima da cabeça, invadiu Punta de Lobos, proporcionando um show impressionante para os medalhistas serem decididos nas divisões feminina e masculina de cada uma das quatro modalidades de surf; Shortboard, Longboard, SUP Surf e SUP Racing. O swell foi um dos maiores da história do ISA.
88 atletas representando 16 países apresentaram desempenhos incríveis ao longo do evento, com ondas consistentemente grandes em Punta de Lobos durante todo o período da competição. As 24 medalhas disponíveis foram conquistadas por atletas de 9 nações diferentes. O Peru assumiu a liderança do ranking geral com 6 medalhas, sendo 3 de ouro.
Standup Paddleboard (SUP) Surf
Dois nomes familiares tanto nos círculos de ondas grandes quanto de stand-up paddle conquistaram o ouro no SUP Surfing. A atual campeã e campeã mundial da ISA de 2015, Isabella Gomez (COL), foi consecutiva, enquanto o campeão mundial da ISA de 2016, Zane Schweitzer, conquistou a medalha de ouro do SUP Surfing masculino em sua primeira aparição nos Jogos Pan-Americanos, retornando ao oceano para o evento após dois meses fora da água devido aos incêndios devastadores em sua casa em Maui.
“Tenho orado pela minha comunidade em casa esse tempo todo”, disse Schweitzer. “Tem sido muito difícil estar aqui, mas esta vitória faz tudo valer a pena. É para esse tipo de local que o SUP Surfing foi feito. Estou muito orgulhoso de ser um embaixador deste esporte.”
Resultados:
Mulheres
Ouro – Isabella Gomez (Colômbia)
Prata – Aline Adisaka (Brasil)
Bronze – Vania Torres (Peru)
Homens
Ouro – Zane Schweitzer (EUA)
Prata – Luiz Diniz (Brasil)
Bronze – Finn Spencer (Canadá)
Corrida de Stand Up Paddle (SUP)
Dois campeões mundiais da ISA representando os EUA, Candice Appleby e Connor Baxter, conquistaram vitórias nas finais do SUP Racing com vantagens significativas sobre o resto do campo. Baxter apoiou sua vitória em Lima 2019, enquanto Appleby foi um pouco melhor do que sua medalha de prata em Lima 2019 para ganhar a medalha de ouro.
“Estou muito grato por continuar fazendo isso”, disse Appleby. “É muito legal ver o SUP Racing fazer parte dos Jogos Pan-Americanos, porque sou surfista de coração. Quer dizer, eu cresci surfando a vida toda. As raízes do stand-up paddle são o surf, então ter a corrida e o SUP Surf fazendo parte deste evento é muito especial.”
Resultados:
Mulheres
Ouro – Candice Appleby (EUA)
Prata – Jennifer Kalmbach (Costa Rica)
Bronze – Mariecarmen Rivera (Porto Rico)
Homens
Ouro – Connor Baxter (EUA)
Prata – Itzel Delgado (Peru)
Bronze – Santino Basaldela (Argentina)
O presidente da ISA, Fernando Aguerre, disse:
“Das enormes multidões celebrando a primeira medalha Pan-Americana de surf do Chile, às performances fenomenais de surfistas de todas as Américas, às ondas alucinantes de Punta de Lobos, este evento foi um sucesso total. Quanto mais o Surf faz parte do Movimento Olímpico, mais valioso ele se revela. Parabéns a cada um dos medalhistas de ouro e a Lucca e Sanoa, que surfaram de forma incrível para conquistar seu lugar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e representar seus países no próximo ano no Taiti. Cada uma das quatro modalidades de surf representadas é muito importante por si só e poder continuar a celebrá-las todas juntas em um evento de tão prestígio como os Jogos Pan-Americanos é um sonho que se torna realidade.”