Domingo, Novembro 24, 2024

Apoio

InícioStand Up PaddleISA World SUP - Três novos campeões mundiais coroados no histórico dia...

ISA World SUP – Três novos campeões mundiais coroados no histórico dia das corridas de distância

A força e a resistência foram testadas no sétimo dia do Campeonato Mundial de SUP e Paddleboard ISA 2022, quando as Corridas de Distância Prone e SUP ocorreram em um percurso que abrangeu toda a Ilha de San Juan, em Porto Rico.

Esperanza Barreras e Duna Gordillo

A atual campeã Esperanza Barreras e a companheira de equipe espanhola Duna Gordillo assumiram a liderança no SUP Distance Race feminino, trabalhando juntas para se desfazerem e rapidamente ganharem uma vantagem de 300m, que aumentou ainda mais para quase meia milha à medida que avançavam.

Ao contornar a Ilha de Fiji para a reta final, Gordillo quase foi jogada para fora da prancha, deixando Barreras com uma estreita vantagem de 10m. Uma pequena onda de set, no entanto, permitiu que Gordillo ultrapassasse seu companheiro de equipe. No final, Gordillo, de 19 anos, superou Barreras, de 38 anos, por apenas dois segundos no sprint final para conquistar a medalha de ouro, Barreras, prata. Uma dobradinha histórica para a Espanha.

“Estou super feliz por estar aqui no Campeonato Mundial da ISA”, disse Gordillo. “Treinei o ano inteiro para vencer. Esse era o meu principal objetivo.”

Jennifer Kalmbach (CRC) manteve o terceiro lugar desde o início, mas foi pega por um grupo de perseguição contendo April Zilg (EUA), Melanie Lafenetre (FRA) e a medalhista de ouro de 2014 Lina Augaitis (CAN). Todos os quatro draftados juntos para grande parte do resto da corrida. Na reta final Lafentre conseguiu se separar para levar o bronze, enquanto Augaitis levou o cobre por pouco à frente de Zilg.

A Prone Distance Race Feminina também provou ser extremamente apertada. Nesta corrida, no entanto, as duas líderes, a medalhista de prata de 2018 Judit Vergés (ESP) e Yurika Horibe (JPN), não estavam trabalhando juntas, mas ainda assim conseguiram ficar de braço a braço com uma vantagem gigantesca sobre o resto do pelotão para todo o percurso de 18 km.

Horibe, cujo marido Takehiro também competiu na prova masculina de distância de bruços, encontrou uma ligeira vantagem nos últimos 300m. No mesmo momento, Vergés foi derrubada de sua prancha por uma onda, o que permitiu que a japonesa de 30 anos, mãe de um menino de 11 meses, finalmente se libertasse e conquistasse a medalha de ouro 20 segundos à frente. Vergés em prata.

Cornelia Rigatti (ITA) terminou em terceiro lugar para conquistar a medalha de bronze, com Liz Hunter (EUA) levando o cobre.

Um pacote de três que incluía o bicampeão de ouro Michael Booth (AUS), o medalhista de ouro de 2014 Titouan Puyo (FRA) e o medalhista de ouro da SUP Technical Race deste ano, Shuri Araki (JPN), liderou os homens na prova de distância SUP da começar. A matilha permaneceu apertada, separando-se uma da outra por uma boa parte do curso.

O trecho final do oceano foi o fator de divisão quando Araki se separou e mais uma vez provou o quão crítico o conhecimento do oceano é para essas raças. O surfista especialista em ondas viu o jovem de 16 anos aumentar ainda mais sua liderança e terminar 17 segundos à frente de um de seus heróis, Puyo, que conquistou a prata.

Booth conquistou o bronze logo atrás, enquanto mais atrás Noic Garioud (FRA) venceu uma batalha acirrada com Fernando Perez (ESP) para se esgueirar pela posição de medalha de cobre.

Araki não conseguia encontrar palavras para expressar seu choque por se tornar o primeiro homem a se tornar Campeão do Mundo em SUP Distância e Corridas Técnicas no mesmo ano.

“Eu não posso acreditar. Eu não posso acreditar. Estou tão feliz”, disse Araki. “Titouan estava me pressionando para que eu conseguisse a medalha de ouro. Desde pequeno admiro Titouan, Connor, Noic, Michael, Daniel, Kai Lenny, Claudio, Arthur, todos.”

Na Prone Distance Race masculina, o bicampeão de ouro Hunter Pflueger (EUA) se manteve firme com o medalhista de cobre de 2019 Julen Marticorena (FRA), junto com Andrew Newton (NZL), Andrew Byatt (GBR) e David Buil (ESP ) ).

Com o tempo, Marticorena e Pflueger se separaram, com o francês assumindo a liderança por um trecho justo, mas, de maneira semelhante a Araki na prova de distância de SUP, assim que a reta final no oceano chegou, Pflueger correu na frente, ganhando consistentemente chão até a linha de chegada.

Marticorena ocupou facilmente a medalha de prata, com Buil na frente para o bronze. Enquanto isso, Byatt ganhou a primeira medalha do evento para a Grã-Bretanha com seu acabamento de cobre.

A terceira medalha de ouro consecutiva de Pflueger não foi suficiente para manter os EUA em primeiro lugar no ranking de equipes, já que as quatro medalhas conquistadas pela atual campeã França hoje lhes deram uma vantagem estreita. O americano ainda gostou das chances de sua equipe, no entanto.

“Os EUA estão fortes”, disse Pflueger. “Temos uma ótima equipe, a equipe de suporte é incrível. Estamos com boa aparência e queremos continuar nos conectando.”

“Amanhã testemunharemos a Prone Technical Race, bem como a próxima geração em pleno vigor na Junior SUP Technical Race.”

Prone Distance Race feminino
Ouro – Yurika Horibe (JPN)
Prata – Judit Vergés (ESP)
Bronze – Cornelia Rigatti (ITA)
Cobre – Liz Hunter (EUA)

SUP feminino Distância Race
Ouro – Duna Gorillo (ESP)
Prata – Esperanza Barreras (ESP)
Bronze – Melanie Lafenetre (FRA)
Cobre – Lina Augaitis (CAN)

Prone Distance Race Masculino
Ouro – Hunter Pflueger (EUA)
Prata – Julen Marticorena (FRA)
Bronze – David Buil (ESP)
Cobre – Andrew Byatt (GBR)

Corrida de Distância SUP Masculina
Ouro – Shuri Araki (JPN)
Prata – Titouan Puyo (FRA)
Bronze – Michael Booth (AUS)
Cobre – Noic Garioud (FRA)

Ranking de equipes

  1. França (14840)
  2. EUA (14606)
  3. Espanha (13839)
  4. Brasil (13142)
  5. Japão (12168)
Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa