A empolgação foi alta para o dia de abertura da competição no Campeonato Mundial de SUP e Paddleboard da ISA em San Juan, Porto Rico, quando a disciplina completa da StandUp Paddle Sprint Race foi concluída e as medalhas de ouro foram conquistadas.
Os atuais líderes do ranking do APP World Tour April Zilg (EUA) e Connor Baxter (EUA) conseguiram garantir medalhas de ouro SUP Sprint Race para a equipe dos EUA em suas respectivas divisões feminina e masculina. Ambos os atletas chegaram à vitória com vantagens significativas.
Cada uma das quatro finalistas femininas começou forte, com a porto-riquenha local Mariecarmen Rivera na liderança, mas não demorou muito para Zilg e Caroline Küntzel (DEN) chegarem à frente, com Rivera e Cecilia Pminella (ITA) se cruzando no bóia adversária. Na reta final, foi Zilg facilmente na frente de Küntzel na prata, com uma corrida acirrada pelo bronze, que Rivera acabou de superar para o deleite da torcida local barulhenta e entusiasmada, deixando Pminella para coletar cobre.
É a primeira medalha de ouro da ISA para April Zilg, de 36 anos, que começou a remar tarde na vida, aos 25 anos.
“Eu me pergunto se isso é real”, disse Zilg. “Eu não era um atleta enquanto crescia e estou contra muitos jovens muito bons com metade da minha idade. Eu só quero que todos saibam, não importa quantos anos você tem ou quão tarde você começa ou qualquer que seja sua formação atlética, você pode fazer isso. Você realmente pode.”
A final masculina foi decisiva, com uma diferença de três segundos ou mais entre cada um dos finalistas. Baxter liderou desde o início e não desistiu, apesar dos melhores esforços de Noic Garioud (FRA), prata, David Leão (BRA), bronze, e Christian Anderson (DEN), cobre.
Baxter realizou o melhor tempo do dia em sua bateria semifinal, cobrindo a distância de 200m em apenas 1 minuto e 9 segundos. Esta medalha de ouro da ISA é a primeira na disciplina SUP Sprint Race para o medalhista de ouro Pan-Americano de 2019 e três vezes Campeão Mundial da APP, que anteriormente ganhou o ouro da ISA na SUP Technical Race em 2015.
Por mais empolgado que o remador de 28 anos tenha conquistado, ele está de olho em um objetivo, a classificação para os Jogos Pan-Americanos de 2023.
“Ir para os Jogos Pan-Americanos de 2019 foi um sonho, marchar com 680 atletas americanos e entrar em um estádio de futebol e estar neste grande nível de competição”, disse Baxter. “Muito treino e foco foram para me qualificar para 2023.”
O presidente da ISA, Fernando Aguerre , disse:
“A ISA tem o orgulho de voltar a coroar os campeões mundiais de SUP e Paddleboard. Depois de três anos afastado, o nível de competição aumentou enormemente e é muito bom ver o desenvolvimento desse esporte no qual investimos tanto.
“O impacto da participação nos Jogos Pan-Americanos de 2019 foi tão significativo para o SUP e o paddleboard e já podemos sentir o quanto é forte o desejo de voltar a essa etapa em 2023.
“Que começo emocionante para um evento incrível, com muito mais por vir!”