ISA World SUP 2024 – Aconteceu nesta quarta-feira as finais das categorias Race Técnico Masculino e Feminino e Paddleboard Masculino e Feminino do ISA World Sup and Paddleboard, que está rolando em Copenhague, Dinamarca.
O segundo dia do ISA World SUP and Paddleboard Championship (WSUPPC) de 2024 foi repleto de finais de corridas técnicas consecutivas. Seis campeões mundiais foram coroados no Amager Strandpark de Copenhague em uma bela tarde com ótimas condições. Ventos leves novamente permitiram corridas rápidas no percurso de três quilômetros que fez uso de uma grande quantidade de curvas de bóia para adicionar um alto elemento de tecnicidade à água plana.
Corrida técnica de SUP júnior coroa dois novos campeões mundiais júnior
Seguindo o legado dos irmãos Hasulyo, Csillag-Virag Kocsisconseguiu dar à Hungria sua primeira medalha de ouro ISA desde 2018. Apesar de duas quedas precoces de Kocsis na Corrida Técnica de SUP Júnior feminina, a jovem de 17 anos conseguiu manter o ritmo de Alexia Soto (ESP), a dupla lutando pela liderança durante grande parte do percurso, com a bicampeã defensora Cecilia Pampinella (ITA) e a bicampeã Soryn Preston (EUA) batalhando atrás. Kocsis encontrou uma forte fuga na volta final, terminando quase 18 segundos à frente de Soto, que ganhou a Medalha de Prata, com Preston levando Bronze, Pampinella, Cobre. A brasileira Rebeka Koltz ficou na 9 posição na prova.
Os quatro medalhistas na Corrida Técnica de SUP Júnior masculina entraram em um grupo de liderança logo no início e mantiveram a distância do resto do campo durante todo o percurso. Nicolo Ricco (ITA) liderou durante os estágios iniciais, antes de Kotaro Miyahira (JPN) assumir na segunda volta, construindo uma liderança de 11 segundos para uma liderança de 23 segundos na terceira volta. Miyahira avançou para terminar forte, completando a corrida de três quilômetros em águas calmas em 17 minutos e 33 segundos e dando ao Japão sua primeira Medalha de Ouro na corrida. O bicampeão defensor Vaic Garioud (FRA) passou grande parte do percurso lutando contra Lluis Peroti (ESP), com a liderança inicial de Ricco diminuindo e os três terminaram bem apertados com Peroti levando a Medalha de Prata, Garioud, Bronze e Ricco, Cobre. O brasileiro João Newman ficou na 12 colocação na prova.
Rai Taguchi e Duna Gordillo ganham as primeiras medalhas de ouro em corrida técnica de SUP
Foi uma vitória emocionante para Rai Taguchi (JPN), que conquistou sua primeira medalha de ouro hoje na SUP Technical Race masculina. O jovem de 20 anos conseguiu terminar à frente de um campo lotado, mesmo depois de cair duas vezes e recuperar o atraso. Aaron Sanchez (ESP) manteve a liderança durante a maior parte do tempo e terminou em segundo lugar para levar a medalha de prata, com Riccardo Rossi (ITA) e Clément Colmas (FRA) um pouco mais atrás nas posições de medalha de bronze e cobre, respectivamente. O Brasileiro Eri Tenorio que fez uma boa prova conquistado a sétima colocação, mas teve uma penalização registrada pela arbitragem que acrescentou 1 minuto ao seu tempo, deixando o atleta brazuca na última colocação.
A medalhista de ouro da SUP Distance Race de 2022, Duna Gordillo (ESP), conquistou sua primeira medalha na SUP Technical Race hoje. A jovem de 21 anos tem lutado consistentemente por medalhas com sua companheira de equipe Esperanza Barreras (ESP) na Distance Race, mas hoje a dupla lutou pela medalha de ouro na Technical Race. Foi acirrado durante toda a corrida entre as duas, assim como com Mariecarmen Rivera (PUR), mas Gordillo conseguiu dar o salto na reta final e vencer 3 segundos à frente de Barreras, a campeã defensora consecutiva, com Rivera outros 3 segundos atrás em terceiro e Anais Guyomarch (FRA) em um quarto mais distante. As remadoras do Brasil Jessica Matos e Lena Ribeiro tiveram um ótima apresentação, Jessica ficou na 12 colocação e Lena que fez uma prova de recuperação, teve uma penalização marcada pelos juízes , o que causou uma indignação muito grande por parte de todos da comissão técnica brasileira , já que houveram outros choques envolvendo atletas de outros países que não foram registradas como penalidade.
Paddleboard
De forma semelhante ao Junior SUP masculino, as medalhistas da Paddleboard Technical Race feminina se destacaram como um grupo compacto, muito à frente do resto do campo. A liderança mudou várias vezes entre as quatro, mas no final a bicampeã defensora, Judit Verges(ESP), fez a terceira consecutiva. Em seu segundo ano competindo, Elise Daudignon (FRA), de 19 anos, conseguiu ficar em segundo lugar e levar a medalha de prata à frente das veteranas Cornelia Rigatti (ITA) e Yurika Horibe (JPN). A brasileira Larissa Lima ficou na décima primeira colocação na prova.
Andrew Byatt (ENG) não é estranho a uma medalha ISA, tendo ganho cinco anteriormente, incluindo duas Medalhas de Prata em 2023. O homem de 44 anos ficou extremamente feliz em adicionar uma Medalha de Ouro à sua coleção e se tornar o primeiro Campeão Mundial ISA WSUPPC da Inglaterra, após vencer a Corrida Técnica de Paddleboard masculina. Baptiste Cochard (FRA) ficou perto de Byatt durante grande parte da corrida, mas uma queda na transição lhe custou um tempo valioso e permitiu que Byatt fizesse sua pausa vencedora. Carlos Alonso (ESP) levou a medalha de bronze, enquanto Oisin McGrath deu à Irlanda sua primeira medalha WSUPPC, a Copper. O Braisleiro Jader Andrade ficou com a décima colocação na prova.
PUNIÇÕES, PENALIZAÇÃO E FALTA DE CRITÉRIO
Assistindo todas as disputas deste Race Técnico , fiquei perplexo com o critério usado para punição dos atletas em especial os Brasileiros. Todos sabemos que o Race Técnico é uma modalidade onde as disputas são bastante acirradas e que evitar o contato em uma curva de boias é praticamente impossível, e isso é absolutamente normal dentro de uma disputa sadia. Neste evento o que pudemos enxergar foi que o critério destes “encontrões “ foram bem subjetivos, já que a balança funcionou com um peso e duas medidas, pois para alguns atletas o “critério” foi levado a risca e para outros praticamente não existiu. Como competidor da ISA em dois mundiais, sempre fiquei impressionado com a dedicação e lisura da parte técnica que sempre agiu de forma justa e limpa para com todos os atletas, espero que este ainda seja as maiores pilastras de um evento como este, e que a comissão de julgamento e todos envolvidos possa rever as imagens e punir quem for preciso e agir justamente para com todos os atletas, pois provas em vídeos é que não faltam para mostrar o tamanho do erro cometido por quem julgou alguns atletas , e contra fato não há argumentos!
RESULTADOS
Corrida Técnica de SUP Júnior Masculino
Ouro – Kotaro Miyahira (JPN)
Prata – Lluis Peroti (ESP)
Bronze – Vaic Garioud (FRA)
Cobre – Nicolo Ricco (ITA)
Corrida Técnica de SUP Júnior Feminino
Ouro – Csillag-Virag Kocsis (HUN)
Prata – Alexia Soto (ESP)
Bronze – Soryn Preston (EUA)
Cobre – Cecilia Pampinella (ITA)
Corrida técnica de paddleboard masculino
Ouro – Andrew Byatt (ENG)
Prata – Baptiste Cochard (FRA)
Bronze – Carlos Alonso (ESP)
Cobre – Oisin McGrath (IRL)
Corrida Técnica de Paddleboard Feminino
Ouro – Judit Verges (ESP)
Prata – Elise Daudignon (FRA)
Bronze – Cornelia Rigatti (ITA)
Cobre – Yurika Horibe (JPN)
Corrida Técnica de SUP Masculino
Ouro – Rai Taguchi (JPN)
Prata – Aaron Sanchez (ESP)
Bronze – Riccardo Rossi (ITA)
Cobre – Clément Colmas (FRA)
Corrida Técnica de SUP Feminino
Ouro – Duna Gordillo (ESP)
Prata – Esperanza Barreras (ESP)
Bronze – Mariecarmen Rivera (PUR)
Cobre – Anais Guyomarch (FRA)
A competição será retomada hoje no Amager Strandpark às 14h00 CEST com o revezamento em equipe