ISA Comitê se reúne – O Comitê Executivo (CE) da International Surfing Association (ISA) se reuniu remotamente no dia 15 de outubro por meio de videoconferência e analisou uma série de questões estratégicas para a organização.
Considerando as circunstâncias da pandemia global, a CE aprovou o adiamento da Assembleia Geral Anual de 2020 (AGM) originalmente programada para ser realizada durante os Jogos Mundiais de Surf (WSG) da Cidade do Surf em El Salvador, que foram adiados para 2021. A AGM será ser agendada para uma data a ser confirmada durante o WSG 2021 em El Salvador.
No contexto da reforma da governança, a CE também tomou as seguintes decisões:
Incluir os valores de não discriminação, igualdade de gênero, tolerância cultural e relações pacíficas entre nações e pessoas nos objetivos centrais da Constituição da ISA (a ser submetido para aprovação na AGM de 2021);
Estabelecer um limite de três mandatos para os Membros do Comitê Executivo, preservando ao mesmo tempo a capacidade dos Membros do CE de se candidatarem a Presidente ao final de um terceiro mandato (a ser submetido para aprovação na AGM de 2021);
Reforçar a credibilidade do processo eleitoral garantindo um voto secreto para todas as eleições, independentemente do número de candidatos
Avaliar e aprovar uma política de salvaguarda de atletas;
A CE recebeu um relatório de seu vice-presidente e 5 vezes campeão mundial, Casper Steinfath (DEN) sobre o desenvolvimento do Stand Up Paddle, em particular após a decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) de atribuir a governança ao ISA para SUP em nível olímpico.
A CE se alegrou com a confirmação do CAS da autoridade da ISA para o SUP no nível olímpico. A CE reafirmou ainda o total compromisso da organização com o desenvolvimento da modalidade, com as oportunidades para os atletas e com a inclusão do SUP em jogos multiesportivos, incluindo os Jogos Olímpicos.
A CE revisou as últimas medidas de planejamento e simplificação para o surfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, bem como o lugar do surfe no programa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, seguindo a proposta dos organizadores de sediar o surfe no Taiti.
Além disso, o CE revisou e aprovou atualizações organizacionais sobre Programas de Educação em e-Learning, Finanças, Desenvolvimento, lançamento de uma Comissão Médica ISA, Iniciativas de Igualdade de Gênero e Fundo de Solidariedade para Federações Nacionais.
O presidente da ISA, Fernando Aguerre comentou:
“Estes têm sido tempos desafiadores e incertos para todos nós, mas fora dessa crise econômica e de saúde, vemos oportunidades para reafirmar nossos valores e expandir o alcance e a missão da organização para criar um mundo melhor por meio do surf.
“Meus colegas e eu na CE estamos unidos em torno de nossos objetivos de longo prazo de garantir o surf como um esporte permanente do programa olímpico até Los Angeles 2028 e além, bem como a inclusão do SUP no programa dos Jogos.
“Também reconhecemos e apreciamos os esforços extraordinários feitos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pelo Comitê Organizador de Tóquio para administrar essas circunstâncias extremamente difíceis com o COVID-19. Estamos totalmente comprometidos com o sucesso dos Jogos e do surfe. ”
Sobre a International Surfing Association:
A International Surfing Association (ISA), fundada em 1964, é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional como a Autoridade Governante Mundial para o Surf. A ISA rege e define o surfe como Shortboard, Longboard e Bodyboard, Corrida e Surf de StandUp Paddle (SUP), Para Surfe, Bodysurf, Wakesurf e todas as outras atividades de surf em qualquer tipo de onda e em águas planas usando equipamento de surf. O ISA coroou seus primeiros campeões mundiais masculino e feminino em 1964. Ele coroou o primeiro campeão mundial Big Wave em 1965; Campeão Mundial Júnior em 1980; Campeões Mundiais de Kneeboard em 1982; Campeões Mundiais de Surf de Longboard e de Bodyboard em 1988; Campeões Mundiais de Surf Tandem em 2006; Campeões do World Masters em 2007; World StandUp Paddle (SUP, tanto surf como corrida) e Paddleboard Champions em 2012;
A associação ao ISA inclui as Federações Nacionais de surf de 108 países em cinco continentes. O ISA é presidido por Fernando Aguerre (ARG). O Comitê Executivo inclui quatro Vice-Presidentes Karín Sierralta (PER), Kirsty Coventry (ZIM), Casper Steinfath (DEN) e Barbara Kendall (NZL), Presidente da Comissão de Atletas Justine Dupont (FRA), Membros Regulares Atsushi Sakai (JPN) e Jean Luc Arassus (FRA) e o Diretor Executivo da ISA, Robert Fasulo, como Membro Ex-officio.
Sua sede está localizada em La Jolla, Califórnia (EUA).
youtube.com/isasurfing
facebook.com/isasurfing
Instagram.com/isasurfing
twitter.com/isasurfing