Inzuma Paddle Festival – Segunda etapa do Circuito Brasileiro de Stand up Paddle da Confederação Brasileira de Stand Up Paddle, levou um grande publico na Orla Por do Sol em Aracaju.
Neste último sábado aconteceu na Orla Por do Sol em Aracaju, a segunda etapa do Circuito Brasileiro de stand up Paddle da CBSUP. O evento era muito esperado pela comunidade do SUP, pois após 10 anos o circuito retornaria à cidade o que gerou uma grande expectativa dos atletas e toda comunidade do SUP.
Todos os atletas que chegaram a Aracaju se depararam com uma grande estrutura, e todos os detalhes desta etapa, foi pensado para que os competidores tivessem um grande conforto e segurança. Na sexta-feira a noite os atletas se reuniram na loja Decatlhon do Shopping Rio Mar, onde foram realizadas as entregas dos kits. Todos os atletas receberam um cupom de desconto e puderam apreciar a nova loja da rede em Aracaju. “Ficamos impressionados com a força do esporte, e também com a grande movimentação da loja, o Stand up Paddle é e um esporte que vem crescendo muito, e nós estamos de olho nesta movimentação”. Nos disse Felipe, gerente da loja em Aracaju.
Logo após a entrega dos kits, os atletas se dirigiram para o auditório do Shopping Rio Mar, e assistiram ao briefing técnico num local muito bem organizado e com uma boa estrutura para o atleta. “Este tipo de ação é muito importante para o Shopping, já que estamos tanto no nome quanto na localização, neste ambiente aquático”. Disse João Soares, analista de marketing do Shopping Rio Mar.
No sábado o evento iniciou as 07:00 da manhã, uma grande arena foi montada para que todos os atletas se sentissem bem acolhidos pela CBSUP e toda a organização. As 08:00 da manhã foi a abertura oficial do evento com a execução do hino nacional e o hasteamento de todas as bandeiras dos 9 estados presentes no evento e a bandeira nacional. O grande diferencial deste evento foi a transmissão ao vivo, pois a Orla por do Sol é um local paradisíaco e todas as disputas foram vistas por milhares de telespectadores.
As 09:30 da manhã, foi dada a largada da categoria kids, os garotos remaram em um percurso de 1km e deram um show de performance, levantando a torcida que se encontrava no calçadão da Orla. “É muito importante evento desta magnitude, para que estes jovens atletas possam deslumbrar um grande futuro neste esporte”, nos disse Buruca, idealizador do Projeto Pedra que Ronca.
As 10:00 da manhã foi a hora dos Juniores e da categoria All Boards cair na água. Um grande número de atletas, mostrou que o SUP vem cada vez mais ganhando força, e mostra a importância da CBSUP em valorizar todos os tipos de competidores na raia. Os atletas remaram numa condição bem técnica em um percurso de 3 km margeando o rio Vaza Barris.” Foi emocionante acompanhar as disputas de atletas de várias idades se testando e dando um show de remo”, disse Junior Trindade, secretario de esportes do Município de Nossa Senhora do Socorro.
As 11:00 da manhã foi a vez dos profissionais e amadores entrarem na raia para as principais disputas da competição. Os atletas amadores tinham como o percurso uma volta de 6km na Croa do Goré, enquanto os profissionais fariam o mesmo percurso, mas realizando duas voltas.
A prova deu início com a maré ainda secando e um vento sudeste que tornou o percurso ainda mais desafiador.
O primeiro amador a cruzar a linha de chegada foi o remador baiano do projeto Pedra que Ronca, Wanderson dos Anjos. O garoto impressionou com sua performance, mostrando que o SUP baiano vem forte com a nova geração. Na segunda colocação ficou o baiano Zeba Vilas Boas, nome conhecido do SUP baiano que voltou as raias de competição, fechando o pódio na terceira colocação ficou a prata da casa o sergipano Inácio Queiroz. Na categoria amador feminino a atleta Bruna Mariano, foi a grande campeão. Bruna foi uma grande guerreira, pois vinha de uma reabilitação e com muita garra se fez presente no evento e garantiu esta linda vitória. Na segunda colocação ficou a atleta Marcia Ribeiro da equipe Pá na água de Alagoas, e na terceira colocação a atleta local Marilia Miranda.
Na categoria elite profissional o bicho pegou literalmente, os baianos Emerson Juba e Kuko dos Santos. Deram um show de técnica e força. Kuko largou forte e liderou praticamente a prova toda, mas Emerson Juba não desistiu em nenhum momento, e quase no final da prova conseguiu reverter o resultado se tornando o grande campeão da prova. Para vocês terem uma ideia de quanto esta disputa foi acirrada o tempo de diferença dos atletas foi de 5 segundos. Na terceira colocação veio o atleta revelação do circuito o Paraibano Luiz Antônio Nabazo, ou somente “Lula” como é carinhosamente apelidado pelos seus companheiros de circuito. Lula vem crescendo muito nestas últimas competições e esta terceira colocação mostra a grande evolução do atleta. ” Muito bom competir num evento bem organizado e com uma grande estrutura, estou muito feliz com minha colocação e na realidade duplamente feliz, já que meu filho foi o campeão da categoria kids do evento”. Na quarta colocação um nome chamou a atenção, o atleta de Barra Grande Giuseppe Teixeira, o garoto mesmo com pouca idade remou forte junto com o pelotão de elite e mostrou que a base vem forte no Brasil. Na quinta colocação fechando o pódio ficou o atleta Thiago Dias de Itacaré.
Com este resultado o baiano Emerson Juba, lidera o ranking nacional e segue firme para a disputa do título 2024.
Na categoria profissional feminino a grande campeã foi a baiana Elaine Beserra, que também segue firme na disputa do título profissional de 2024. Na segunda colocação e retornando para o cenário de competição ficou a atleta Paty Mesquita. “Esta prova foi um grande desafio pessoal para mim, me superei em todos os sentidos e estou muito feliz com o resultado”, desabafou a atleta.
Logo após as disputas das categorias principais, a prova de revezamento entrou na água. Os atletas agitaram o público na Orla pôr do Sol percorrendo um percurso de 500 metros, bem me frente a passarela. Sete times disputaram, o título da etapa, a equipe campeão foi do estado da Bahia, seguida pela equipe de Sergipe na segunda colocação, na terceira colocação ficou a equipe do Rio de Janeiro e fechando o pódio na quarta colocação ficou a equipe de São Paulo.
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODOS OS RESULTADOS:
A próxima parada da trupe do Circuito Brasileiro agora é no Ceará, todos os atletas irão se colocar a prova no downwind do Molokabra, evento tradicional e que promete disputadas emocionantes.
O Inzuma Paddle Festival teve o patrocínio do Inzuma Resort, apoio do Governo do Estado de Sergipe, Remolix, Master Net, Kiussi Racks, Paddle News, Shopping Rio Mar e loja Decatlhon.