A Federação Internacional de Canoagem e o principal seu principal parceiro Starboard anunciaram os detalhes de um programa ambiental de grandes eventos de remo. Esta parceria empolgante terá a Starboard apoiando eventos da ICF de 2021 a 2024, ajudando todas as disciplinas mundiais da ICF a se tornarem neutras para o clima. Os campeonatos mundiais de SUP serão a referência para outros eventos, buscando se tornar 10 vezes positivos para o clima. Outros eventos do programa terão como objetivo ser neutros para o clima.
A Starboard estará avaliando cada evento em termos de emissões de dióxido de carbono (e equivalente) dos participantes que viajam de e para cada evento, bem como todas as emissões de eletricidade do evento. Assim que a medição de carbono de um evento for determinada, a Starboard trabalhará em maneiras de reduzi-la e compensá-la usando soluções baseadas na natureza, incluindo o plantio de manguezais.
“Os esportes de remo são praticados por pessoas em todo o planeta, que podem ver em primeira mão os danos causados ao nosso meio ambiente”, disse o fundador da Starboard, Svein Rasmussen. “Na Starboard, estamos absolutamente comprometidos em reduzir o impacto que os grandes eventos esportivos têm no meio ambiente e sabemos que temos o apoio da apaixonada comunidade do remo. Estamos satisfeitos que a Federação Internacional de Canoagem compartilhe nossa visão para o futuro e esperamos trabalhar juntos para tornar o planeta mais saudável. ”
A parceria será lançada no campeonato mundial de canoagem oceânica ICF deste mês em Lanzarote, Espanha. O campeonato mundial de SUP da ICF na Hungria em setembro será o primeiro evento que se esforçará para ser positivo para o clima.
Manguezais são ótimos absorvedores de CO2, absorvendo 1 tonelada de CO2 nos primeiros 20 anos de vida. Os manguezais também ajudam a biodiversidade a florescer dentro e ao redor da área plantada.
A Starboard planta seus manguezais com a Worldview International Foundation (WIF), sediada em Mianmar, reflorestando uma área onde as árvores de mangue antes floresciam, mas devido à agricultura ou às necessidades de combustível, estão em rápido declínio. O WIF criou projetos que apoiam as comunidades locais para ganhar dinheiro plantando e cuidando dos manguezais, ao mesmo tempo que lhes dá formas alternativas de viver sem cortar as árvores dos manguezais.
“Estamos muito entusiasmados por colocar em ação um plano que irá enfatizar nosso compromisso em reduzir o impacto de nossos eventos no meio ambiente”, disse a gerente de marketing da ICF, Catherine Wieser. “A Starboard tem uma forte história nesta área e estamos impressionados com seu compromisso com a causa. Juntos trabalharemos não apenas para apresentar grandes competições de remo, mas também para tornar o planeta mais saudável. ”
Mais informações sobre como o projeto de mangue da Starboard ajuda o meio ambiente podem ser encontradas aqui .
Sobre a Federação Internacional de Canoagem
A Federação Internacional de Canoagem é responsável pelo esporte global de canoagem e tem 167 Associações Nacionais afiliadas e 13 disciplinas – Sprint, Slalom, Paracanoe, Wildwater, Maratona, Canoe Polo, Freestyle, Ocean Racing, Dragon Boat, SUP, Rafting, WaveSki e Canoa Navegação. A canoagem tem duas modalidades olímpicas, com o sprint introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936 e o slalom nos Jogos Olímpicos de Munique de 1972; A canoagem também fez sua estreia nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 com Paracanoe. Saiba mais sobre a Federação Internacional de Canoagem em canoeicf.comcanoeicf . com