A Federação Internacional de Canoagem reforçou sua reputação como um grande organizador de eventos de Stand up Paddle com a confirmação de que sediará três corridas da Copa do Mundo, além de seus campeonatos mundiais em 2022. A ICF proporcionou a única competição de classe mundial para atletas de SUP em 2020 e 2021, incluindo o campeonato mundial recorde em Balatonfured, Hungria, no início deste ano. Os atletas já estão se preparando para os títulos mundiais da ICF do próximo ano em Gdynia, na Polônia.
As copas do mundo serão realizadas em Thun, Suíça, no início de maio, em Budapeste, Hungria, em meados de junho, e em um terceiro destino a ser anunciado em agosto. A segunda Copa do Mundo na Hungria será organizada pela mesma equipe que sediou os títulos mundiais de sucesso deste ano. Os vencedores gerais de cada copa do mundo ganharão qualificação automática para os campeonatos mundiais de setembro, incluindo viagem completa, acomodação e taxas de inscrição. O ICF também anunciou que, devido ao elevado número antecipado de inscrições para títulos mundiais na Polônia, uma série de eventos de classificação mundial ajudará a facilitar o caminho de qualificação.
A ICF está em discussão com possíveis anfitriões na Espanha, República Tcheca, Áustria, Grécia, Ucrânia e Turquia. Os atletas ganharão pontos no ranking mundial nestes eventos, o que ajudará a determinar a lista de entrada nos campeonatos mundiais. Os campeonatos mundiais permanecerão abertos a todos os competidores, mas os pontos no ranking mundial permitirão que os atletas de ponta avancem direto para o sorteio principal. O recém-eleito presidente da ICF, Thomas Konietzko, disse que a ICF continuará a trabalhar para fornecer oportunidades para os melhores atletas de SUP do mundo competirem.
“Já mostramos nosso compromisso com o crescimento contínuo do remo em pé, e esses anúncios de hoje reforçam nosso forte relacionamento com a comunidade SUP”, disse Konietzko. “Como o único organizador de competições de nível mundial nos últimos dois anos, consolidamos ainda mais nossa parceria com atletas de SUP e é importante continuarmos oferecendo oportunidades de competição.
“Nosso papel é muito mais do que apenas organizar campeonatos mundiais uma vez por ano. Este esporte é praticado em todo o mundo durante 12 meses do ano e, ao oferecer mais eventos de nível mundial, estamos abrindo as portas para mais oportunidades para os atletas competirem no mais alto nível. ”
A ICF vai oferecer transporte e aluguel de pranchas para todos os eventos para facilitar a logística dos atletas, permitindo o acesso a pranchas de corrida duras de primeira linha.
A Federação Internacional de Canoagem também tem o prazer de anunciar que sancionará oficialmente o 2022 SUP 11 City Tour, uma das corridas anuais de remo em pé mais cansativas, mas mais populares.
“Estamos entusiasmados porque os organizadores do 11 City Tour decidiram fazer parceria conosco no próximo ano e estamos confiantes de que este será o início de um relacionamento longo e frutífero”, disse o coordenador do ICF SUP, Hoichan Kwon. “A longo prazo, estamos considerando a possibilidade de sediar um campeonato mundial de ultramaratona de SUP, e o 11 City Tour é uma plataforma fantástica para uma corrida como esta.”
Detalhes completos das corridas da copa do mundo de SUP da ICF e eventos do ranking mundial serão revelados em breve.