A americana Fiona Wylde liderou do início ao fim e Titouan Puyo, da Nova Caledônia, lutou contra o compatriota Noic Garioud para ganhar medalhas de ouro de longa distância em perfeitas condições de corrida no ICF campeonato mundial de remo na Hungria, na sexta-feira. Wylde não poderia ter sido mais impressionante ao vencer o título feminino de 18 quilômetros por mais de 30 segundos sobre a espanhola Esperanza Barreras, com a campeã russa de SUP Elena Prokhorova terminando em terceiro.
Wylde, que tem que controlar o diabetes tipo um durante suas corridas, soma sua medalha de ouro a duas medalhas de bronze que ganhou no campeonato mundial da ICF de 2019.
“Realmente em termos de hoje, se eu fosse ter uma corrida dos sonhos, acho que teria sido está,” relatou a atleta. “Estou muito orgulhoso da maneira como remei hoje, e do controle do meu açúcar no sangue, e de toda a preparação necessária, é realmente especial. Todos nós temos nossos desafios, a questão é apenas aprender como gerenciá-los e não ficar chateado com isso. Acho que nunca desisto. ”
Puyo lutou até o sprint final para levar o título em cima do seu compatriota Garioud, com apenas seis segundos separando os companheiros no final. O húngaro Daniel Hasulyo terminou em terceiro.
“Tivemos alguns solavancos por duas seções, então foi um pouco como a Nova Caledônia para nós dois”, disse Puyo. “Quando vi os solavancos na primeira volta pensei que podíamos fazer alguma coisa, mas depois quando vi os rapazes a trabalharem juntos na retaguarda, soube que teríamos de nos esforçar mais.
“Na primeira volta trabalhamos juntos, mas vi que o resto estava estavam bem próximos. Às vezes, quando vocês trabalham juntos, podem perder um pouco de tempo, então na segunda volta tentei ficar na frente, queria especialmente estar na frente na última bóia. Noic é um ótimo finalizador. ”
O atual campeão mundial Michael Booth, da Austrália, fazia parte de um grupo de perseguição durante a corrida masculina, terminando em quinto lugar. O Campeonato Mundial de Stand Up Paddling da ICF de 2021 continua no sábado no Lago Balaton, com medalhas a serem decididas em sprint e pranchas infláveis.
RESULTADOS – 18KM
Homens
- Puyo Titouan (FNC) 1,46.49: 62
- Garioud Noic (FNC) 1,46.55: 97
- Hasulyo Daniel (HUN) 1.47.04: 60
Mulheres
- Wylde Fiona (EUA) 2.05.41: 43
- Barreras Esperanza (ESP) 2.06.12: 24
- Prokhorova Elena (RUS) 2.10.30: 75
Sobre a Federação Internacional de Canoagem
A Federação Internacional de Canoagem é responsável pelo esporte global de canoagem e tem 167 Associações Nacionais afiliadas e 13 disciplinas – Sprint, Slalom, Paracanoe, Wildwater, Maratona, Canoe Polo, Freestyle, Ocean Racing, Dragon Boat, SUP, Rafting, WaveSki e Canoa Navegação. A canoagem tem duas modalidades olímpicas, com o sprint introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936 e o slalom nos Jogos Olímpicos de Munique de 1972; A canoagem também fez sua estreia nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 com Paracanoe. Saiba mais sobre a Federação Internacional de Canoagem em canoeicf . com