A Federação Internacional de Canoagem tem o orgulho de anunciar que fará parte da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) como parte de sua estratégia geral para causar um impacto positivo no meio ambiente. Uma reunião do conselho do ICF votou por unanimidade esta semana para se juntar à UNFCCC, expressando apoio ao programa global que visa impulsionar a ação climática em toda a comunidade esportiva.
O recém-eleito presidente da ICF, Thomas Konietzko, disse que a comunidade internacional de remo vê em primeira mão o impacto que os humanos causam no meio ambiente e está determinada a fazer sua parte na melhoria da saúde do planeta.
“Em todo o mundo, nossa família da canoagem está constantemente em contato com diferentes ecossistemas”, disse Konietzko. “Eles são apaixonados por proteger nossos cursos de água e é nossa responsabilidade como líderes esportivos liderar pelo exemplo. Já estamos trabalhando para tornar nossos grandes eventos neutros em carbono. Este é apenas o primeiro passo. Devemos isso aos nossos atletas e às gerações futuras. A adesão à UNFCCC é outra etapa importante para nós, e estou satisfeito com o apoio incondicional de nosso conselho da ICF. ”
O ICF já deu o exemplo ao fazer parte da iniciativa Paddle for the Planet e como parceiro no projeto IOC / UN Clean Seas. Mais recentemente, a Federação se associou ao fabricante líder internacional de pranchas de remo, Starboard, para se empenhar em tornar os grandes eventos neutros em carbono. O objetivo de longo prazo é fazer com que todos os campeonatos mundiais da ICF sejam positivos em carbono.
A UNFCCC fornece orientação para o mundo dos esportes abordar as mudanças climáticas por meio de compromissos e parcerias concretas. Ele aplica padrões verificados para medir, reduzir e relatar as emissões de gases de efeito estufa.
Sobre a Federação Internacional de Canoagem
A Federação Internacional de Canoagem é responsável pelo esporte global de canoagem e tem 167 associações nacionais afiliadas e 13 disciplinas – Sprint, Slalom, Paracanoe, Wildwater, Maratona, Canoagem Polo, Freestyle, Corrida Oceânica, Barco-Dragão, SUP, Rafting, WaveSki e Canoa Navegação. A canoagem tem duas modalidades olímpicas, com o sprint introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936 e o slalom nos Jogos Olímpicos de Munique de 1972; A canoagem também fez sua estreia nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 com Paracanoe. Saiba mais sobre a Federação Internacional de Canoagem em canoeicf.com