Domingo, Novembro 24, 2024

Apoio

InícioStand Up PaddleHomem com prancha de stand up paddle é resgatado em alto mar.

Homem com prancha de stand up paddle é resgatado em alto mar.

Rapaz, que praticava stand up paddle, foi localizado por um helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e resgatado em uma lancha.

Um homem foi resgatado em cima de uma prancha no mar, a sete quilômetros da costa de Pernambuco, nesta sexta (24). O rapaz praticava stand up paddle, que é uma espécie de remo em pé, e foi carregado pelas ondas. Localizado por um helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ele acabou sendo salvo por bombeiros em uma lancha.

O resgate foi registrado em vídeo. Nas imagens, é possível ver o homem remando, de pé, em cima da prancha. Em seguida, ele aparece ao lado de bombeiros numa lancha, e entrando na embarcação. Um terceiro momento é o da chegada à orla

O resgate aconteceu no mar de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

“Ele foi pego de surpresa, porque a maré estava secando e começou a levar. Quando ele foi localizado, disse que já tinha desistido, porque toda vez que tentava se aproximar da costa, se afastava mais. Recebemos o chamado às 7h30, e cinco minutos depois o helicóptero já estava no ar”, afirmou o coronel.

A população foi quem acionou as autoridades, depois de perceber que o homem tinha se afastado demais da praia.

“Nós iniciamos as buscas, mas, no mar, não estávamos conseguindo vê-lo, porque ele tinha se afastado muito. No helicóptero estavam comandante, copiloto e dois tripulantes operacionais, prontos para cair na água, se fosse necessário”, disse.

“Pelas regras da [Agência Nacional de Aviação Civil] Anac, uma aeronave comum, como a nossa, não pode estar a uma distância tão grande da costa, porque, se houver uma pane, o piloto tem que poder tentar pousar na praia. Nesse caso, eles se arriscaram, porque não dava para tentar isso a sete quilômetros da costa. Mas graças a Deus o rapaz foi localizado com vida e todos estão a salvo”, afirmou.

Relato do remador

Fizemos contato com o remador e o mesmo deu seu relato sobre o acontecido: ” Eu estava tranquilo pescando a mais ou menos 7 km da costa, quando vi um helicóptero rodando pela costa, depois de algum tempo vi ele sobrevoando sobre mim, e fiz o sinal de ok e eles entenderam. Fui descendo para a costa, e quando faltava mais ou menos 1 km para chegar, um bote do corpo de bombeiros veio em minha direção, e o oficial me disse que estava ali para me resgatar, de pronto falei a ele que estava tudo bem e que não teria o porque de ser resgatado. O oficial me relatou que estavam na missão de me levar a praia e eu fui solicito ao pedido dele, mas em nenhum momento tive qualquer mal estar ou problema que me impossibilitasse de chegar à praia.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa