Sábado, Novembro 23, 2024

Apoio

InícioStand Up PaddleFrança ganha título mundial pela terceira vez no ISA World SUP &...

França ganha título mundial pela terceira vez no ISA World SUP & Paddleboard Championship 2023

Milhares de espectadores lotaram o calçadão e a praia em um domingo deslumbrante em La Grande Plage, em Les Sables d’Olonne, para assistir a França ganhar sua terceira medalha de ouro consecutiva por equipe no 2023 ISA World SUP and Paddleboard Championship (WSUPPC).

No início do dia, a Espanha tinha um bom controle na classificação, mas a situação mudou quando duas medalhistas de ouro estreantes, as companheiras de equipe francesas  Melanie Lafenetre  e  Noic Garioud , se esforçaram ao máximo nas corridas SUP Sprint para subir ao pódio e entregar vitória para a nação natal.

Mariecarmen Rivera  (PUR) assumiu uma liderança significativa no início da final do SUP Sprint Feminino, a medalhista de bronze de 2022 parecendo forte durante todos os 100m até a curva da bóia, onde Lafenetre ganhou terreno. Rivera virou a bóia para a direita, Lafenetre para a esquerda, antes que os dois voltassem cara a cara para a areia, uma queda de Rivera na desmontagem provavelmente lhe custou a vitória enquanto a francesa corria na frente para reivindicar o ouro, menos mais de meio segundo à frente do porto-riquenho.

O campeão mundial de 2018  Tarryn King  (RSA) e a bicampeã mundial de corrida técnica júnior  Cecilia Pampinella  (ITA) também travaram uma corrida acirrada, com a sul-africana avançando para ganhar o bronze, Pampinella igualando seu desempenho na medalha de cobre em 2022.

Foi a primeira medalha de ouro de Lafenetre, e sua primeira medalha de SUP Sprint, depois de duas medalhas anteriores de prata e bronze em diferentes divisões.

“Estou muito feliz”, disse Lafenetre. “Eu conseguia entender todos os franceses me dizendo: ‘Vá, vá, vá!’ É muito importante para mim vencer aqui na França.”

Depois de duas finais de SUP Sprint anteriores, Garioud conquistou sua primeira medalha de ouro. O jovem de 21 anos da Nova Caledônia liderou a final do SUP Sprint Masculino desde o início e não desistiu.  Ollie Houghton  (NZL) e o campeão mundial de 2019  Claudio Nika  (ITA) conseguiram ganhar terreno no regresso à praia graças a um solavanco, que também permitiu a  Aaron Sanchez  (ESP) vir de muito atrás, antes de tropeçar na desmontagem, mas Garioud estava muito à frente para alcançá-lo. Houghton colecionou prata, Nika bronze, Sanchez cobre.

Noic Garioud

“Definitivamente precisávamos da medalha de ouro para colocar a França em primeiro lugar no ranking nacional”, disse Garioud. “Definitivamente muito feliz por conquistar essa vitória em termos de conquistas pessoais, mas também para a equipe.”

O revezamento da equipe encerrou o evento, proporcionando uma enxurrada de ação. O medalhista de ouro da corrida técnica de paddleboard Julen Marticorena deu à França uma grande vantagem, que não caiu quando Lafenetre e Élise Daudignon, de 18 anos, continuaram o ritmo, antes de Clément Colmas fechar. A Espanha também começou forte, mas acabou empatada com Itália, Japão e Inglaterra. Leonard Nika conseguiu avançar e dar à Itália a medalha de prata, o Japão ficou com o bronze e a Espanha com o cobre.

O presidente da ISA, Fernando Aguerre, disse:

“Gostaria de agradecer aos nossos anfitriões, os líderes deste lindo lugar na França. Que evento incrível. Que semana incrível de intensa competição, camaradagem e amizade.

“Muitos de vocês vão para casa muito felizes com as medalhas, mas todos vocês deveriam estar muito, muito felizes porque vieram, aproveitaram esta parte incrível da França, esse lindo litoral, e vão para casa como embaixadores de Les Sables d’Olonne e Vendée.

RESULTADOS

SUP Sprint Masculino Ouro
– Noic Garioud (FRA)
Prata – Ollie Houghton (NZL)
Bronze – Claudio Nika (ITA)
Cobre – Aaron Sanchez (ESP)

SUP Sprint Feminino Ouro
– Melanie Lafenetre (FRA)
Prata – Mariecarmen Rivera (PUR)
Bronze – Tarryn King (RSA)
Cobre – Cecilia Pampinella (ITA)

Revezamento
Ouro – França
Prata – Itália
Bronze – Japão
Cobre – Espanha

Classificações por equipes
Ouro – França
Prata – Espanha
Bronze – Japão
Cobre – Itália

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa