Milhares de espectadores lotaram o calçadão e a praia em um domingo deslumbrante em La Grande Plage, em Les Sables d’Olonne, para assistir a França ganhar sua terceira medalha de ouro consecutiva por equipe no 2023 ISA World SUP and Paddleboard Championship (WSUPPC).
No início do dia, a Espanha tinha um bom controle na classificação, mas a situação mudou quando duas medalhistas de ouro estreantes, as companheiras de equipe francesas Melanie Lafenetre e Noic Garioud , se esforçaram ao máximo nas corridas SUP Sprint para subir ao pódio e entregar vitória para a nação natal.
Mariecarmen Rivera (PUR) assumiu uma liderança significativa no início da final do SUP Sprint Feminino, a medalhista de bronze de 2022 parecendo forte durante todos os 100m até a curva da bóia, onde Lafenetre ganhou terreno. Rivera virou a bóia para a direita, Lafenetre para a esquerda, antes que os dois voltassem cara a cara para a areia, uma queda de Rivera na desmontagem provavelmente lhe custou a vitória enquanto a francesa corria na frente para reivindicar o ouro, menos mais de meio segundo à frente do porto-riquenho.
O campeão mundial de 2018 Tarryn King (RSA) e a bicampeã mundial de corrida técnica júnior Cecilia Pampinella (ITA) também travaram uma corrida acirrada, com a sul-africana avançando para ganhar o bronze, Pampinella igualando seu desempenho na medalha de cobre em 2022.
Foi a primeira medalha de ouro de Lafenetre, e sua primeira medalha de SUP Sprint, depois de duas medalhas anteriores de prata e bronze em diferentes divisões.
“Estou muito feliz”, disse Lafenetre. “Eu conseguia entender todos os franceses me dizendo: ‘Vá, vá, vá!’ É muito importante para mim vencer aqui na França.”
Depois de duas finais de SUP Sprint anteriores, Garioud conquistou sua primeira medalha de ouro. O jovem de 21 anos da Nova Caledônia liderou a final do SUP Sprint Masculino desde o início e não desistiu. Ollie Houghton (NZL) e o campeão mundial de 2019 Claudio Nika (ITA) conseguiram ganhar terreno no regresso à praia graças a um solavanco, que também permitiu a Aaron Sanchez (ESP) vir de muito atrás, antes de tropeçar na desmontagem, mas Garioud estava muito à frente para alcançá-lo. Houghton colecionou prata, Nika bronze, Sanchez cobre.
“Definitivamente precisávamos da medalha de ouro para colocar a França em primeiro lugar no ranking nacional”, disse Garioud. “Definitivamente muito feliz por conquistar essa vitória em termos de conquistas pessoais, mas também para a equipe.”
O revezamento da equipe encerrou o evento, proporcionando uma enxurrada de ação. O medalhista de ouro da corrida técnica de paddleboard Julen Marticorena deu à França uma grande vantagem, que não caiu quando Lafenetre e Élise Daudignon, de 18 anos, continuaram o ritmo, antes de Clément Colmas fechar. A Espanha também começou forte, mas acabou empatada com Itália, Japão e Inglaterra. Leonard Nika conseguiu avançar e dar à Itália a medalha de prata, o Japão ficou com o bronze e a Espanha com o cobre.
O presidente da ISA, Fernando Aguerre, disse:
“Gostaria de agradecer aos nossos anfitriões, os líderes deste lindo lugar na França. Que evento incrível. Que semana incrível de intensa competição, camaradagem e amizade.
“Muitos de vocês vão para casa muito felizes com as medalhas, mas todos vocês deveriam estar muito, muito felizes porque vieram, aproveitaram esta parte incrível da França, esse lindo litoral, e vão para casa como embaixadores de Les Sables d’Olonne e Vendée.
RESULTADOS
SUP Sprint Masculino Ouro
– Noic Garioud (FRA)
Prata – Ollie Houghton (NZL)
Bronze – Claudio Nika (ITA)
Cobre – Aaron Sanchez (ESP)
SUP Sprint Feminino Ouro
– Melanie Lafenetre (FRA)
Prata – Mariecarmen Rivera (PUR)
Bronze – Tarryn King (RSA)
Cobre – Cecilia Pampinella (ITA)
Revezamento
Ouro – França
Prata – Itália
Bronze – Japão
Cobre – Espanha
Classificações por equipes
Ouro – França
Prata – Espanha
Bronze – Japão
Cobre – Itália