O Stand up Paddleé uma febre nos EUA, mas ainda não existia nenhuma entidade que trabalhasse e tivesse focada no desenvolvimento do esporte. A USA SUP, foi lançada pensando neste objetivo, profissionalizar e aumentar a visibilidade do esporte e praticantes.
Objetivo da entidade
-Tornar o Corpo Governante Nacional para a competição de SUP nos EUA . Vamos envolver, conectar e apoiar atletas e organizadores, aprimorando a experiência competitiva, esclarecendo os critérios, regras e pontuação do evento. Vamos expandir o atendimento reduzindo a complexidade e tornando a participação simples e recompensadora.
-Construir uma comunidade representativa da população diversificada do nosso país e proporcionar uma oportunidade de melhorar o bem-estar físico e mental por meio da participação em eventos esportivos competitivos, sociais e educacionais de SUP.
-Defender a educação, segurança, meio ambiente, acesso à água e legislação relacionada e que afeta a atividade do SUP nos Estados Unidos e representar os interesses desses remadores no cenário mundial.
Para cumprir sua missão, o USA SUP está se concentrando nas comunidades de base, incluindo o maior número possível de participantes do evento. De corridas locais de 20 pessoas a corridas reconhecidas internacionalmente como a Carolina Cup, o USA SUP visa fornecer orientação para; competição e participação e organização de eventos; estratégias para promover e abraçar a diversidade e a comunidade; recursos das partes interessadas para desenvolver o esporte no cenário local e nacional.
“Existem tantos remadores apaixonados em comunidades ao redor do país e podemos ver a oportunidade de nos unirmos em benefício do esporte”, disse Fiona Wylde, membro do conselho e co-presidente do Comitê de Extensão Juvenil do USA SUP. “Juntos, podemos criar uma organização que apoie todos os participantes, desde a base”, disse Harrison Withers, presidente da USA SUP.
Sobre EUA SUP:
Fundada em 2022, a missão da USA SUP é expandir o esporte SUP, envolvendo e informando os participantes e defendendo comunidades e eventos seguros, inclusivos e justos. A organização é governada por oito membros voluntários do conselho com experiência na indústria de SUP e na comunidade. A associação à organização está aberta a todos os remadores baseados nos EUA. O USA SUP não é afiliado a nenhum outro órgão esportivo.
E no Brasil
No Brasil temos uma Confederação e por 11 anos fez um excelente trabalho com o SUP durante todos estes anos e ajudou tanto o desenvolvimento do esporte, quanto na maioria dos atletas nacionais da modalidade.
O problema do Brasileiro é sempre achar a grama do vizinho mais verde que a dele.
E só para lembrar hein, estamos falando dos EUA um país de primeiro mundo, onde o esporte é super desenvolvido e tem um potencial enorme, falando em termos comerciais.