Infelizmente o afogamento é muito comum em nosso país, e ocorre em sua maioria na frente de amigos e familiares que poderiam evitar ou ajudar, mas desconhecem inteiramente como poderiam reagir. O desconhecimento ou a imprudência são muitas vezes, as causas principais destes incidentes na água, que muitas vezes são fatais.
Embora as praias sejam um grande atrativo para turistas e o local onde ocorre o maior número de salvamentos, não é na orla e sim em águas doces, principalmente rios e represas, onde ocorre o maior número de afogamentos com morte. É importante conhecermos o perfil das pessoas que se afogam e as razões que facilitam o afogamento, pois nestes dados serão baseados o planejamento mais adequado as medidas de prevenção necessárias para cada área em particular.
As maiorias dos afogados são pessoas jovens, saudáveis, com expectativa de vida de muitos anos, o que torna imperativo um atendimento imediato, adequado e eficaz, que deve ser prestado de preferência antes de acontecer ou imediatamente após ou mesmo quando possível durante o incidente, ainda dentro da água.
Se você trabalha com esportes aquáticos, como stand up paddle, canoa havaiana entre outros, se inscreva gratuitamente neste curso de semeadores de prevenção da SOBRASA. Lembrando que o curso é totalmente on-line.
Na plataforma da SOBRASA tem este e diversos cursos muito importantes para você se capacitar.
Quanto mais informações você tiver, melhor profissional você vai ser, e sua base ou escola terá um grande diferencial.