Como se livrar de uma situação de vento forte – Quem nunca saiu para remar e uma hora para outra foi pego de surpresa por um vento forte ou mesmo alguma rajada? Pois é isso acontece muito quando está se praticando esportes outdoor, e nesta matéria vamos lhe ensinar a lidar com esta situação quando você estiver a bordo do seu Stand up Paddle.
Ser pego por um forte vento ou rajada quando você está remando de Stand up
paddle, não é uma sensação muito agradável, porque parece que não mais seu corpo ereto na prancha tem uma atuação impactante neste momento, pois Eliezer é uma ação de vela, o que lhe dificulta muito a avançar durante o percurso.
Por muitos anos dando curso da CBSUP sobre stand up paddle, sempre vi está situação como um dos maiores tabus do Stand up Paddle, mas como sair de uma situação assim?
1 – Analise a condição e direção do vento, se ele está upwind (vindo de frente), a melhor coisa a se fazer e se ajoelhar na prancha e ir remando assim até que a situação melhore, pois de joelho o vento terá bem menos atração sobre seu corpo e você poderá avançar sem muitos problemas. Outra coisa muito importante é que sempre que o vento entra a condição fica balançada é isso tira seu equilíbrio, podendo fazer você cair várias vezes da prancha e até mesmo se machucar, na posição de joelhos na prancha você fica seguro e não corre este risco.
Nos cursos que ministrei sobre segurança, fiz questão de sempre de frisar a seguinte condição, ficou complicado fique de joelho, pois desta forma você chega remando em segurança em qualquer lugar.
Agora se o vento for a favor, aproveite a sensação e faça sua remada tranquila, pois está é uma das melhores condições para se remar de Stand up paddle!
Segue mais algumas dicas:
Dica # 1: Baixando seu Centro de Gravidade.
Quando você abaixa seu centro de gravidade, você não apenas minimiza o vento total em sua prancha e corpo, mas também melhora a estabilidade e o controle da sua pancha. Dobre os joelhos em ventos moderados, ou até mesmo considere ficar de joelhos se achar uma posição agachada muito difícil.
Dica # 2: Ajuste sua pegada + foco em rermadas mais lentas e mais fortes.
Enquanto você está remando, você deve primeiro ajustar onde você segura o remo, movendo as duas mãos alguns centímetros ao longo do comprimento do cabo. Fazer isso naturalmente fará com que você plante seu remo ainda mais na água, fazendo com que você reme mais forte. Isso também fará com que você diminua a velocidade e possa se sentir desconfortável, mas garantirá que você ainda possa manter um curso constante contra o vento.
Dica # 3: Certifique-se de colocar seu Colete de Flutuação e Leash.
Remar contra o vento pode ser complicado, e a maioria dos remadores acabará caindo devido a rajadas repentinas ou devido à falta de estabilidade de sua prancha. Sempre recomendamos sair com um Auxiliar de Flutuação para que você fique seguro flutuando na água se cair. Também recomendamos ter um leash em sua prancha e certifique-se de colocá-lo assim que o vento aumentar. Se você cair em um dia de muito vento, sua prancha pode flutuar rapidamente para fora do seu alcance, forçando-o a nadar até a costa e potencialmente até perder o SUP. Uma leash manterá sua prancha próxima a você, não importa o quão forte o vento esteja.
Conclusão: Verifique o tempo antes de ir!
Todos sabemos que a meteorologista não será precisa o tempo todo, mas verificar mesmo algumas horas antes de sair deve dar uma boa ideia do que esperar quando você sair. A melhor dica que temos para remar contra o vento é tomar medidas para evitá-lo o máximo que puder! Mesmo ventos moderados podem tornar uma remada normalmente fácil de volta à costa uma jornada cansativa, portanto, saber quando voltar e evitar totalmente o vento é nossa melhor recomendação. No entanto, se você ainda estiver na água quando o vento aumentar, esperamos que as dicas e truques que recomendamos acima ajudem você a chegar onde deseja com segurança.