Teco Padaratz é o novo presidente da Confederação Brasileira de Surfe (CBSurf). Depois de quase quatro anos de mobilização de federações para tirar do poder Adalvo Argolo, o ex-surfista foi eleito hoje (22) em votação arrebatadora contra o ex-presidente: 14 a 0. O outro candidato, Marcelo Barros, aliado de Adalvo e que tinha uma candidatura de fachada, retirou seu nome ontem à noite.
O resultado ainda depende de confirmação por parte de uma câmara arbitral, a CBMA. Mesmo com o apoio expresso de quase todas as federações e todos os atletas com direito a voto, a comissão eleitoral inicialmente impugnou a candidatura de Teco, alegando que ele influenciou a eleição divulgando fake news.
A chapa de Teco recorreu à câmara arbitral indicada pelo COB para mediar conflitos do tipo nas confederações, e na semana passada, em uma espécie de liminar monocrática, a CBMA autorizou Teco a concorrer, derrubando os argumentos da comissão eleitoral que o tiraram do jogo. O mérito ainda será julgado por uma turma de árbitros do CBMA, mas parece muito difícil que a impugnação seja mantida.
A chapa tem um projeto ambicioso para o Stand up Paddle nacional, agora é aguardar e ver os próximos passos para o crescimento do nosso esporte.