Caballito de totora – Uma matéria publicada pelo canal DW Latino, relata a batalha de alguns moradores de Huanchaco, Peru, para preservar a tradição milenar dos caballitos de totora.
Para muitos historiadores, o Caballito é a embarcação mais antiga do mundo usada para descer ondas. Feita de junco, ela foi criada por pescadores há mais de 3 mil anos e também era usada para momentos de lazer.
A vila de pescadores de Huanchaco, em Trujillo, é um dos últimos refúgios dos caballitos de totora em território peruano. Ainda hoje, pescadores artesanais usam a embarcação para tirar seu sustento do mar.
Mas o uso dos caballitos corre o risco de desaparecer, pois os pescadores não conseguem mais competir com os métodos de pesca modernos. Assim, algumas associações e famílias tradicionais tentam proteger este patrimônio de todas as formas possíveis.
Mais sobre a história do Caballito de Totora:
Caballitos de totora são algumas das embarcações usadas por pescadores no Peru nos últimos 3.000 anos, arqueologicamente evidenciadas a partir de cacos de cerâmica.
Chamados assim pela maneira como são montados, os pescadores os usam para transportar suas redes e coletar peixes em sua cavidade interna. O nome não é o nome original, pois os cavalos não foram introduzidos na América do Sul até depois da conquista espanhola do Império Inca . Eles são feitos da mesma cana, o totora, usado pelo povo Uru no Lago Titicaca .
Os pescadores da cidade portuária de Huanchaco, notoriamente, mas também em muitos outros locais, ainda usam esses navios até hoje, montando as ondas de volta à costa e sugerindo algumas das primeiras formas de andar em ondas. Existe atualmente um pequeno debate no mundo do surf sobre se isso constitui ou não a primeira forma de surfar.
Como Fazer uma Caballito de Totora
Mais sobre Caballito de Totora
Pretty good post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed reading your blog posts. Any way Ill be subscribing to your feed and I hope you post again soon. I also invite you to visit my website 🙂 http://www.webmaster.m106.com