Board Guide – A arte de criar pranchas é permitir que o amante das águas entre em sintonia com a natureza obtendo o melhor desempenho.
O trabalho de desenvolver uma prancha é uma criação artesanal. Com a evolução no crescimento do esporte, começaram a surgir programas e máquina específicas para a fabricação das pranchas.
O programa mais utilizado no mundo atualmente é o Shape3D. É uma ferramenta profissional para a concepção de pranchas, envolvendo todo o processo desde a concepção até a moldagem com uma máquina CNC.
O shaper, após obter as informações detalhadas do praticante, consegue transferir esses detalhes em diversos pontos importantes na criação do design da prancha como curva de rocker, outlines, flutuabilidade, fundos e bordas.
O programa permite que os modelos sejam criados, analisando os detalhes do shape sem que se mobilize recurso de materiais e mão de obra de fabricação para isso. O processo de desenvolvimento de projetos se torna mais eficiente e otimizado, com redução de riscos e preciso na definição do seu modelo personalizado. Tudo se traduz em mais qualidade para a prancha.
O software surgiu como uma ferramenta a mais onde o shaper pode colocar todo seu conhecimento e experiência de uma sala de shape para uma tela de computador.
Após gerado este arquivo do programa Shape3D, é transferido para uma máquina CNC. Na qual é outra ferramenta importante, onde vai ser usinado fielmente o que o Shaper projetou no software. Garantindo maior produtividade e qualidade.
A maior parte das máquinas trabalham com 3 eixos de corte (X, Y e Z). No eixo X é feito a movimentação de corte do comprimento da prancha. No eixo Y é a direção da largura. Já no eixo Z é a direção da altura da prancha.
A máquina é mais uma ferramenta importante no processo produtivo, fazendo com que a usinagem permita que o design fique 90% acabado, possibilitando que o Shaper dê seu acabamento com requintes finais manualmente.