Bahia SUP Race – Aconteceu neste sábado no município de Camaçari, na Marina Jacob, a primeira etapa do circuito Brasileiro de Stand up Paddle Race, da CBSUP.
O evento contou com a participação de 78 atletas de 9 estados e o Distrito Federal , promovendo uma verdadeira festa da modalidade.
O evento iniciou as 08:30 com a cerimônia do hasteamento da bandeira do Brasil e dos estados da federação, com seus respectivos representantes. Logo após a cerimônia foi tocado o hino nacional.
As 09:00 deu a largada para a prova kids, a nova geração do sup nacional , teve como desafio um percurso de 500 metros.
Logo após a ação dos kids, foi a vez dos profissionais e amadores entrar em ação. Os profissionais se desafiaram em um percurso de 9km , os amadores tiverem seu percurso de 6km e os remadores de pranchas allboards 3km.
SUP AMADOR
Na categoria masculino o grande campeão foi o atleta do Projeto Pedra que Roca,Wanderson dos Anjos. O garoto remou muito e fez a prova toda próximo aos profissionais, guarde este nome, pois é mais uma grande revelação do SUP baiano. Na segunda colocação ficou o atleta Antonio Carvalho e fechando o pódio na terceira colocação o atleta Tiago Mota.
Na categoria feminino quem subiu no lugar mais alto do pódio foi a atleta Renata Bandeira, na segunda colocação ficou a atleta Maria Eduarda e completando o pódio na terceira colocação ficou a atleta Marcia Araújo.
SUP ELITE
Na categoria profissional masculino, o grande campeão foi o atleta da Praia do Forte, Mata de São João, Emerson Juba, o atleta vem evoluindo muito e mostra que este ano veio para rema muito forte. Na segunda colocação ficou o o atleta de Barra Grande kuko Santos, na terceira colocação ficou o atleta de Barra de Sirinhaém, Anderson Pereira, na quarta colocação ficou a atleta de a Itacare Thiago Dias, seguido por Jadson de Jesus na quinta colocação.
No SUP feminino a atleta Babi Brazil mostrou que está em grande forma e venceu a etapa, na segunda colocação e também remando muito forte, ficou a atleta Íris Azi, na terceira colocação ficou a atleta Vanessa Alvares, na quarta colocação ficou a atleta Elaine Beserra, na quinta colocação ficou a atleta Ana Lúcia Berrenguer e na sexta colocação a atleta Jessica Rollemberg, fechando o pódio.
PADDLEBOARD
Mantendo a força e a cultura do paddleboard na Bahia, os principais atletas da modalidade se fizeram presente no evento. A categoria feminino é amador fizeram um percurso de 3km e a categoria elite de 9km.
Na categoria masculino elite, o grande campeão foi o atleta Zé da Glória, na segunda colocação ficou atleta Genauto França, na terceira colocação ficou o atleta Ricardo Froes, na quarta colocação ficou o grande incentivador da modalidade, Mauricio Abubakir , e fechando o pódio o atleta Andréa Tulipano.
Na categoria feminino a campeão foi a atleta Sinara Pazos, na segunda colocação ficou a atleta Camila Marches, na terceira colocação ficou a atleta Juliana Orrico, na quarta colocação ficou a atleta Larissa Lima e na quinta colocação a atleta Silvia Miranda.
Na categoria 3 km o grande campeão foi o atleta Paulo Sérgio Lima.
CONFIRA TODOS OS RESULTADOS:
PROVA DE REVEZAMENTO
O ponto alto do evento foi a prova de revezamento, atletas de 10 estados formandas seus times para a disputa de um percurso de 500 metros.
As equipes são formadas por atletas masculino e feminino das categorias profissional e amador. Cada equipe faz sua estratégia e os 4 remadores se revezam no percurso de 500 metros.
A equipe campeã foi o time do Ceará , na segunda colocação ficou a equipe de Brasilia, na terceira colocação ficou a equipe de Manaus, na quarta colocação ficou a equipe de Sergipe e fechando o pódio na quinta colocação ficou a equipe de São Paulo.
CONFIRA O RESULTADO:
1- Ceará
2- Brasília
3- Amazonas
4- Sergipe
5- São Paulo
6 – Alagoas
7- Paraíba
8- Mato Grosso do Sul
9- Rio de Janeiro
10- Bahia
CANOA HAVAIANA
A prova de canoa havaiana contou com quatro equipes mistas OC6, a grande campeã foi a equipe CCP Forte B, na segunda colocação ficou a equipe Whanau, na terceira colocação a equipe Jacob Caiçara e completando o pódio na qaurta colocação a equipe Forte A.
O evento foi um grande sucesso, os atletas desfrutaram de um ambiente amigável e acolhedor. A CBSUP vem resgatando a origem e as raizes no esporte no Brasil, e agradece a todos pela presença.
A 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Stand Up Padlle 2024 teve apoio da Prefeitura de Camaçari e aconteceu em parceria com a Associação Baiana de Stand Up Padlle (ABASUP).