Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Apoio

InícioStand Up PaddleÁguas de Gaia ensina stand-up paddle para jovens mulheres em Pacajus

Águas de Gaia ensina stand-up paddle para jovens mulheres em Pacajus

Pela primeira vez fora do litoral, o Águas de Gaia chega a Pacajus, no Ceará, carregando pranchas de stand-up paddle (SUP) no lugar das pranchas de surfe. A realização do projeto, que é 100% gratuito e inicia em 12 de julho, acontece pelo Instituto Incentivar, com patrocínio da WestRock, empresa líder global em soluções sustentáveis de papel e embalagens de papelão ondulado, que possui uma de suas fábricas de papelão ondulado em Pacajus, e apoio da Prefeitura Municipal de Pacajus.

Inicialmente serão oferecidas 60 aulas, às terças e quintas-feiras, para meninas de 11 a 14 anos regularmente matriculadas nas escolas públicas municipais da cidade. Essa é a segunda vez que o projeto acontece no Ceará. A primeira foi na Praia da Taíba, que iniciou em dezembro do ano passado.

Baseado em três pilares, inclusão social, saúde integral e conscientização ambiental, e sempre trabalhando de mulher para mulher, a metodologia Águas de Gaia dá seu primeiro mergulho em um açude. A expectativa é de atender 240 garotas, que serão direcionadas pela Secretaria de Educação de Pacajus. Além das aulas da prática esportiva, as jovens também aprenderão práticas integrativas e corporais, em conjunto com questão ambiental e sustentabilidade, promovendo ações de limpeza e conscientização.

“O projeto possui um método próprio, que funde o yoga e outros saberes ancestrais ao conhecimento do mar e das águas, conectando mulheres entre si e essas com a natureza, tornando a experiência terapêutica e até mesmo transformadora”, explicou Cristiane Brosso, idealizadora do Águas de Gaia.

Com menos de um ano de atividade o projeto já passou por cinco cidades e ofereceu mais de 160 vivências, que atenderam mais de 800 mulheres. “A experiência foi incrível. Foi uma conexão com o mar, uma sensação de poder, de que eu posso. Mais do que aula de surfe, é uma aula de autoconfiança e empoderamento”, comentou Lori Mafoany, que participou das vivências no núcleo Bahia.

Para a realização do projeto foram contratadas mulheres da região com experiência nas áreas de atuação do Águas de Gaia, que receberam treinamento da metodologia e atuarão durante todo o projeto, que está previsto para acontecer até outubro de 2022, podendo ser estendido.

Cynthia Wolgien, Diretora de Sustentabilidade, Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da WestRock, reforça que a empresa acredita na importância de incentivar ações aliadas à diversidade e inclusão, principalmente nas regiões onde a empresa possui unidades fabris. “Acreditamos que ações como essas, que beneficiam as pessoas que moram nas regiões nas quais atuamos, como é o caso de Pacajus, é uma das formas de contribuirmos para um mundo melhor. Promover lazer, inclusão e ainda criar uma rede de apoio para essas meninas e mulheres, é o que nos motiva e conecta a este importante projeto”, conclui Cynthia.

Sobre o Águas de Gaia

Águas de Gaia é um projeto social que oferece aulas de surf e stand-up paddle somadas a práticas corporais, sempre de mulheres para mulheres. As instrutoras são contratadas localmente e passam por uma capacitação na metodologia própria do Águas de Gaia, fomentando a geração de renda comunitária. Além das vivências gratuitas, o projeto garante, para as mulheres atendidas, transporte, alimentação e acolhimento dos seus filhos na praia. O convite é para que elas tenham um momento de conexão consigo, com a natureza e realizem o sonho de aprender a surfar.

Sobre o Instituto Incentivar

O Instituto Incentivar Esporte e Cultura nasceu em 2013 por meio da união entre profissionais e entusiastas de diversos campos de atuação em esporte e cultura, com o intuito de somar forças e a experiência de cada um e cada uma no sentido de propor, incentivar e viabilizar projetos que impactem a nossa sociedade. Desde então, esteve envolvido com a realização dos projetos Virada Esportiva Inclusiva (Campinas 2019), Manobra da Virada e Manobra do Bem (edições de 2017 e 2018, em parceria com a reconhecida ONG Social Skate). Este foi o ponto de partida na história do Instituto em iniciativas esportivas como cenário para a inclusão social.

Sobre a WestRock

A WestRock é parceira de seus clientes para fornecer soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens que impulsionem seus negócios. São 50.000 funcionários que apoiam os clientes ao redor do mundo em mais de 320 operações e escritórios na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, incluindo uma de suas unidades fabris em Pacajus. Saiba mais no site.

Por: Laila Petrucelli – WGO Comunicação

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa