Já demos muitas dicas por aqui de como melhorar sua remada e sua performance no stand up paddle. Com a chegada das competições vamos reforçar aqui algumas dicas de como você pode melhorar sua performance no SUP, usando mais técnica em sua remada.
Confira as dicas:
Escolha do remo
Muito importante que você tenha um remo que se adapte totalmente a seu biotipo. Escolha um remo com a pá correta para você, e também a altura do remo é muito importante para você ter uma performance melhor e não sofrer nenhuma lesão.
Dica do editor:
Não existe um padrão para a altura do corte do remo, alguns gostam de um pouco mais alto e outros mais curtos. Mas a configuração que a maioria dos atletas usam é um pouco acima da testa. Eu prefiro o remo nesta medida, pois além de me deixar mais próximo ao centro de gravidade, me ajuda dar mais torque na remada, ajuda a evitar lesões no ombro.
Postura na remada
Por diversas vezes nas clínicas que ministrei pelo Brasil e um do a fora, este sempre foi o ponto mais duvidoso dos remadores. Mas esta questão é relativamente simples quando se entende que a remada não se trata somente de formasse sim de técnica. Comece deixando a sua postura ereta não dobre as costas, use o giro juntamente com seu quadril para ter um maior alcance, tudo é uma questão de usar as pernas e não dobrar tanto as costas.
Pegada no remo
Analise sua pegada no remo, as vezes você pode estar fazendo uma angulação pequena e isso torna sua remada menos eficiente. Analise a imagem abaixo:
Alcance
Trabalhe bastante o giro do quadril (rotação, núcleo, pernas) para obter o máximo de alcance em sua remada. Uma vez que estiver executando a remada, certifique-se que a pá toda esteja dentro da água exerça a força não usando somente os braços, mas use o peso do seu corpo todo para dar mais toque a sua remada.
Dica do Editor: ter um alcance melhor varia muito de remador para remador, quando você por exemplo tem uma baixa estatura, buscar muito alcance acaba causando desiquilíbrio e sua remada não tem tanta efetividade. Então busque uma harmonia em seu movimento e ache o ponto perfeito.
Conheça as quatro fases da remada:
1-A fase de captura: Enterre a pá na água.
2- A Fase de Força: Incline o peso do seu corpo na remada para gerar o máximo de força.
3- A fase de saída: tire a pá ao redor de seus pés ou logo atrás, mas não muito atrás.
4- A fase de recuperação: mantenha a pá perto da água.
Pessoal estas foram minhas dicas para que você tenha uma melhora significativa em sua remada, mas vale lembrar que a prática é que leva a perfeição, então, Pá na Água!!
Assista ao vídeo com mentor do QB Jim Terrell:
Quer tirar dúvidas de algum assunto sobre performance, remos, equipamentos e treinos? Clique aqui e entre em contato com o consultor Paddle News.
Siga nosso canal no Instagram: