O 2023 ISA World StandUp Paddle and Paddleboard Championship (WSUPPC) está programado para reunir os melhores atletas de SUP e Paddleboard do mundo em Les Sables d’Olonne, França, de 24 de setembro a 1º de outubro.
1. O local
Todos os olhos estarão voltados para a espetacular costa da França, com o SUP Surfing programado para ser realizado na deslumbrante Plage du Tanchet, e as divisões SUP Racing e Paddleboard realizadas em La Grande Plage de Les Sables d’Olonne, amplamente conhecida como uma das mais famosas da Europa. praias bonitas.
2. Instagram do ISA SUP
Acompanhe nossa nova conta SUP @isasupok para conteúdo do evento e atualizações ao vivo!
3. A França buscará o terceiro título consecutivo?
Após anos de domínio da Austrália e dos Estados Unidos, a França ganhou a Medalha de Ouro por Equipe nas duas partidas consecutivas do ISA WSUPPC. Com uma equipe que inclui quatro ex-medalhistas de ouro, será esta a chance do país anfitrião de fazer o terceiro triunfo consecutivo em casa?
4. Campeões que retornam
A competição promete ser intensa, com o retorno de vários medalhistas de ouro, incluindo Justine Dupont (FRA), Titouan Puyo (FRA), Julen Marticorena (FRA), Claudio Nika (ITA), Michael Booth (AUS), Christian Andersen (DEN), Esperanza Barreras (ESP) e Tarryn King (RSA), junto com as atuais campeãs mundiais de 2022 Lucia Cosoleto (ARG), Shuri Araki (JPN), Judit Verges (ESP), Duna Gordillo (ESP), Yurika Horibe (JPN), Vaic Garioud (FRA) e Cecilia Pampinella (ITA).
5. As Disciplinas
O Campeonato Mundial apresenta oito modalidades de premiação de medalhas, incluindo:
● Prova Técnica de SUP Masculino e Feminino
● Prova Técnica de SUP Sub-18 Masculino e Feminino
● Prova Técnica de Paddleboard Masculino e Feminino
● Prova de distância de SUP masculino e feminino
● Prova de distância de paddleboard masculino e feminino
● Corrida SUP Sprint Masculino e Feminino
● Corrida de revezamento em equipe
● SUP Surf Masculino e Feminino
6. As corridas
O Campeonato Mundial contará com quatro percursos de corrida separados para Corrida Técnica, Corrida de Distância, Corrida de Sprint e Corrida de Revezamento por Equipe. Os percursos são concebidos para desafiar atletas de classe mundial em diversas condições, ao mesmo tempo que mostram a beleza da costa francesa.
7. A liderança global da ISA no SUP e nos Jogos Olímpicos
A ISA está comprometida com a liderança global, desenvolvimento e promoção do SUP há mais de uma década, incluindo a organização do Campeonato Mundial de SUP e Paddleboard desde 2012.
Através de programas de desenvolvimento, bolsas de estudo para jovens atletas de SUP e promoção de campeonatos a nível nacional, o SUP tem experimentado um crescimento explosivo sob a liderança e governação da ISA.
A ISA apresentou o SUP Technical Racing ao COI e ao Comitê Organizador LA28 para inclusão no Programa de Esportes Olímpicos de 2028. Conquistas como a inclusão do SUP nos Jogos Pan-Americanos de 2019 em Lima e nos próximos Jogos Pan-Americanos de 2023, sob a liderança da ISA, dão impulso ao impulso da ISA para a inclusão na AL28 e além.
Numa decisão histórica em agosto de 2020, o Tribunal Arbitral confirmou a autoridade da ISA e a governança do SUP em nível olímpico.
8. Onde assistir
O webcast ao vivo será transmitido em www.isasurf.org de 24 de setembro a 1º de outubro. Visita isasurf.org para resultados, escalações de equipes, fotos, vídeos e notícias referentes à competição.
9. O Cronograma
23 de setembro – Conferência de Imprensa, 10h (Área de Hospitalidade La Grande Plage)
24 de setembro – Cerimônia de Abertura, 17h (La Grande Plage)
25 a 27 de setembro – SUP Surf (Plage du Tanchet)
28 a 29 de setembro – Corrida Técnica ( La Grande Plage)
30 de setembro – Corridas de longa distância (La Grande Plage)
1 de outubro – Corridas de velocidade, corridas de revezamento, cerimônia de encerramento (La Grande Plage)
10. A ISA e a França
A ISA está entusiasmada por sediar este campeonato num local tão incrível e repleto de cultura do surf e do SUP. Como sede dos atuais campeões mundiais de equipes, a escolha de sediar este evento em Les Sables d’Olonne reforça a reputação da França como uma nação poderosa no surf que celebra o SUP e a herança do surf do esporte.