Pranchas adaptadas para P.c.D (Pessoas com Deficiências), quando falamos em evolução das pranchas que é um equipamento de diversão, lazer e trabalho falamos também da importância de algumas delas serem confeccionadas com adaptações corretas e segura e que proporcione ao cliente ou usuário segurança, conforto, prazer, liberdade e bem estar., mas também falamos sobre acessibilidade e adaptação universal que hoje se encontra não só em mobiliários urbanos, veículos automotores, aeronaves, tecnologia da informação, modalidades esportivas, equipamentos esportivos entre outras mas sempre atendendo as normas e leis vigentes para que tudo seja correto seguro e confortável para que essas P.c.D (Pessoas com Deficiências) se beneficiem e usufruem com prazer e segurança desses benefícios inclusivos. Desde 1999 entre erros, acertos e ajustes fui aprendendo a melhorar cada vez mais a desenvolver meus equipamentos adaptados e colocá-los na água para testa-los, mas sempre com a ajuda de pessoas do ramo com conhecimento na área um aprende com o outro e nada se faz sozinho.
Existem pranchas para todo tipo de deficiência, sejam elas Tetraplegia, Paraplegia, Hemiplegia, Deficiente Visual, Paralisia, Amputados, Síndrome de Down, P.C, Autistas. Escolas de Surf ou Órgão Público tem que se adequarem para atender esse tipo de classificação pois as vezes só uma prancha adaptada (corretamente) para todos pode atender a P.c.D seja ela SuP, Peaddleboard, Prancha de Surf e inclusive Bodyboarding cada um no seu seguimento.
No Brasil existem diversos projetos de Sup e Surf para todos que de fato nem existem pranchas adaptadas corretamente e isso prejudica e excluí a P.c.D que queira participar e usufruir da modalidade por isso é muito importante estar adaptado.
Existem pranchas adaptadas com alças, pisos táteis direcional e de alerta, peitoral, abertura côncavo traseira, proteção lateral para as pernas, alças para resgate, largura e flutuação para atender a prática assistida, todo esse tipo de adaptação é muito importante ser realizada pois dependendo do grau da lesão ou deficiência a pessoa pode ficar independente entrando e saindo da prancha sozinho e assim usufruir do equipamento com diversão e segurança.
Nos 4 cantos do Brasil existem empresas e pessoas precisando de pranchas adaptadas conforme o grau de deficiência ou como o cliente preferir, Escolas de Surf e Órgãos Públicos também precisam de pranchas adaptadas é Lei L.B.I Brasileira da Inclusão n:13.146/15.
Pranchas Adaptadas corretamente um grande nicho no mercado consumidor, se especializem, se adaptem para vender esse produto no Brasil somos 46 milhões de P.c.D e muitos deles são consumidores e adoram o esporte SuP, Peaddleboard, Surf Adaptado em contato com a natureza agregado ao turismo se beneficiando com o lazer, bem estar, saúde e qualidade de vida. Fica a dica.
Por: Robson Surfista e Supista Adaptado