Domingo, Novembro 10, 2024

Apoio

InícioPaddleboardCircuito Brasileiro de SUP Race – Disputas épicas marcaram a etapa em...

Circuito Brasileiro de SUP Race – Disputas épicas marcaram a etapa em Angra dos Reis

Este final de semana foi dado o início de uma nova fase do Stand up Paddle no Brasil. Aproveitando muito bem o sucesso do Aloha Spirit, a CBSURF começou com pé direito o Circuito Brasileiro de Stand up Paddle. Com a premiação recorde e inédita na modalidade o evento atraiu grandes nomes do esporte nacional e também internacional.

RACE SPRINT
Com início na sexta-feira com as disputas do Sprint, já podíamos ver que o nível dos atletas tinha subido muito, foi muito bom ver a troca de guarda das posições na modalidade, o baiano de Itacaré Davi leão mostrou muita evolução e amadurecimento em sua forma de competir e com muita propriedade levou o título e a vaga para representar o Brasil no mundial da ISA em Puerto Rico. Na segunda colocação ficou o atleta Arthur Santacreu, na terceira colocação ao atleta da Bahia Emerson Juba e na quarta colocação o atleta Gustavo Geremello.

Na categoria feminino, a grande campeão foi a atleta Aline Adisaka que garantiu a vitória na etapa e a vaga para representar o Brasil no mundial da ISA, na segunda colocação ficou a atleta Moah Jessika, na terceira colocação a atleta Aline Abad e na quarta colocação fechando o pódio a atleta Maria Paula.

RACE LONG DISTANCE

No sábado o bicho pegou literalmente, a prova longa foi muita dura, contando com várias condições, teve vento contra, lateral e um pequeno trecho de downwind que aliviava e ajudava alguns atletas que tinham experiencia e conseguiam aproveitar esta condição. Na disputa da categoria profissional masculino, David Leão dominou por muito tempo a prova, mas da metade para frente começou a sentir a pressão dos experientes Luiz Guida Animal e Vinni Martins.  Animal e Vinni passaram o atleta de Itacaré e se distanciaram travado uma batalha insana até os minutos finais da prova, quando o penta campeão Luiz Guida acertou em sua estratégia e abriu alguns metros, mantendo a frente até a linha de chegada para garantir a vaga e o título da etapa. Na segunda colocação ficou o atleta David Leão, na terceira colocação Vinni Martins, na quarta colocação Kuko Santos e fechando o pódio o atleta da argentina Santino Basaldella.

NA categoria feminino, a supercampeã Lena Ribeiro garantiu o titulo da etapa abrindo uma boa vantagem das demais atletas, na segunda colocação ficou a atleta Roseli Novloski, na terceira colocação ficou a experiente Aline Abad, na quarta colocação Moah Jessika e fechando o pódio na quinta colocação a atleta de Ilhabela Isttefany Morais.

RACE TÉCNICO

Para fechar com chave de ouro o evento, rolou no domingo a prova de race técnico, uma das provas mais emocionante da modalidade, devido a sua dinâmica e a interação com o público.

Na categoria feminino a atleta Aline Adisaka conseguiu uma boa largada e abriu uma boa distância do pelotão desde o começo da prova. No pelotão de trás vinha uma disputa frenética entre as atletas, Moah Jessika, Lena Guimarães e a Peruana Gianisia Veco.  Lena vinha atacando a peruana, enquanto Moah vinha apertando o ritmo da remada para diminuir a vantagem de Adisaka. Na terceira e última volta as atletas deram um show de técnica e força física. Lena que vinha fazendo uma prova de recuperação fez uma bela ultrapassagem na peruana e assumiu a terceira colocação e Moah Jessika partiu para o ataque em cima de Aline. As duas atletas travaram uma disputa ferrenha até a última boia, quando Aline conseguiu um contorno de boia melhor e abriu uma pequena distancia que foi mantida até o final da prova. Com este resultado Aline conquista a vaga para representar o Brasil na modalidade no mundial da ISA, na segunda colocação ficou Moah Jessika, na terceira colocação ficou a atleta Lena Ribeiro que fez uma excelente prova de recuperação.

Na categoria masculino o grande campeão foi o atleta David Leão, que não deu chances aos seus adversários e dominou a prova do início ao fim, garantindo a vaga para o Mundial da ISA na categoria. Na segunda colocação ficou o atleta Luiz Guida Animal, na terceira colocação o atleta Guilherme dos Reis, na quarta colocação Vinni Martins e fechando o pódio o atleta da argentina Santini Basaldella.

Ranking Brasileiro Atualizado:

CATEGORIA PROFISSIONAL MASCULINO:

  1. Luiz Carlos Guida
  2. David Leão
  3. Vinnicius Martins
  4. Kuko Santos
  5. Guilherme dos Reis
  6. Anderson Pereira
  7. Marinho Cavaco
  8. Lucas Belchior
  9. Matheus Viera
  10. Luiz Antonio de Carvalho

CATEGORIA PROFISSIONAL FEMININO:

  1. Lena Ribeiro
  2. Roseli Novloski
  3. Jéssica Moah
  4. Aline Abad
  5. Isttefany Morais

A próxima etapa do Brasileiro rola nos dias 19 e 21 de agosto em Saquarema no Rio de Janeiro.

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa