Wing Foil – Esta semana conversamos com o santista Mizo Fernando um dos precursores do Foil em São Paulo que hoje vem se dedicando bastante no Wig Foil e vai ser uma das feras que estarão competindo no Molokabra, confira o bate papo:
Mizo você vem se dedicando bastante do Wing Foil, como é o treinamento e quais raias são as melhores em SP?
Estou amarradão em velejar de wing, é um esporte muito versátil e que nos proporciona total liberdade. o treinamento é uma parte de treino físico (força, cardio e muita estabilidade) a parte do treino específico é água, vento forte ou vento fraco eu estou lá!
Ilhabela com certeza é a melhor raia de SP. Mas também rola em vários outros lugares. Guarapiranga, Itanhaém, Santos onde moro.
Qual prancha e qual Foil você está usando?
Para surf e wing com acima de 15 knots eu uso a rocket 4’2 31.5 litros da F One. Se o vento estiver fraco eu uso um mini SUP 5’4 x 64 Litros. O foil eu estou usando tamanhos variados da nova linha Phantom da F One.
Qual asa você usa, e qual o melhor tamanho para o DW?
Para o DW depende muito das condições, mas geralmente uso asa com 1000cm². O melhor tamanho realmente depende das condições.
Qual a sua expectativa para o Molokabra 2020?
O Molokabra vai ser alucinante! Fico muito feliz de a organização ter tomado a iniciativa de fazer o primeiro evento do esporte no Brasil. Espero que seja o primeiro de muitos.
A raia da competição é uma das melhores do Brasil em termos de DW. Expectativa é grande!
Deixe um recado para a galera que quer entrar no esporte?
O wing é o esporte a vela mais fácil que existe para se aprender. Mas é importante nesse processo de aprendizagem separar o wing e o foil. Digo isso no sentido de a pessoa aprender o foil através do reboque de uma embarcação que é o método mais fácil e depois adicionar o wing. Para aprender o wing basta uma semana de dedicação que a coisa flui.
Importante também usar equipamentos de proteção (capacete, colete).
Foto capa: Fábio Cobucci