Sup Foil – Na fronteira com Israel, a Cisjordânia e a Jordânia, o Mar Morto é o ponto mais baixo da Terra a mais de 1400 pés abaixo do nível do mar. E quase nove vezes mais salgada do que a água comum do oceano. No entanto, o remador Trevor Tunnington escolheu este pico para uma das sessões de foil mais inusitadas que já vimos.
Mais informações sobre o Mar Morto
O mar Morto (em hebraico: ים המלח, transl. ?Yam ha-Melah; em árabe: البحر الميت, transl. ?Al Bahr al Mayyit) é um lago de água salgada do Oriente Médio.
Com uma superfície de aproximadamente 650 km² em 2014,um comprimento máximo aproximado de 50 km e a uma largura máxima de 18 km, é alimentado pelo rio Jordão e banha a Jordânia, Cisjordânia e Israel. Em 1930, quando o mar Morto começou a ser monitorado continuamente, sua superfície era de aproximadamente 1 050 km², com um comprimento máximo de 80 km e uma largura máxima de 18 km.
O mar Morto tem esse nome devido à quase ausência de vida em suas águas que decorre da grande concentração de sal naquele repositório, cerca de dez vezes superior à dos outros oceanos.Entretanto existem alguns tipos de arqueobactérias e algas que sobrevivem naquelas águas.
Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que deságua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só podem ser encontrados nesta região do mundo. Na média, os oceanos não têm mais do que 3 g por 100 ml de água, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 g de sal por 100 ml de água, ou seja, dez vezes superior.
Assista ao vídeo: