Sexta-feira, Novembro 8, 2024

Apoio

InícioFoil BoardChris Bertish conclui travessia Trans pacifica usando um Wig-Foil

Chris Bertish conclui travessia Trans pacifica usando um Wig-Foil

Chris Bertish chegou com segurança ao Aloha Dock no Hawaii Yacht Club em Honolulu, Havaí em 17 de julho, completando sua expedição histórica de 2.465 milhas feita com seu wing-foil através do Oceano Pacífico para o Transpacific Wing Project. Este é o primeiro desafio solo de wing foil transoceânico do mundo e supera o recorde mundial anterior de Bertish para a maior distância percorrida em um wing-foil, solo e sem suporte em 212 milhas alcançadas em junho de 2021.

Bertish iniciou o desafio no final de maio de 2022 de Lighthouse Point em Santa Cruz, CA, o atleta alcançou um tempo mais rápido do que o planejado, chegando a Honolulu após 48 dias, 15 horas e 15 minutos no mar. Essa jornada exigia que Bertish completasse o equivalente a mais de duas maratonas completas por dia, voando um mínimo de 8 a 12 horas por dia, sem apoio e completamente sem assistência. Bertish também lutou contra grandes ondas, fortes correntes de vento, mares tempestuosos, neblina espessa e clima frio e úmido. Para ajudar nos esforços de mudança climática, a embarcação de Bertish, chamada Impifish, tinha uma rede de carbono zero, alimentada exclusivamente por energia eólica, solar e hidrelétrica.

“É uma sensação inacreditável definir uma meta que parece intransponível, fazer tudo o que puder para alcançá-la e chegar à linha de chegada muito mais cedo do que o esperado.”

“A primeira parte da viagem foi super intensa devido ao clima extremo e ao chegar à ilha havaiana com a tempestade tropical Darby nos meus calcanhares, criando algumas das condições oceânicas mais extremas e assustadoras que já experimentei. Mas não acho que tenha sido tão assustador quanto a quantidade de poluição oceânica que vi no Pacífico ao longo da jornada. Só vi cinco peixes, mas vi 67 pedaços de poliestireno e plástico flutuantes, e isso por si só nos diz como muito de uma crise global em que realmente estamos e quão importantes são esses tipos de projetos, para criar conscientização para essas questões e nos posicionarmos e sermos a mudança que queremos ver no mundo – na lei, nas políticas e nas ações necessárias para mudar os grandes negócios práticas..

E como meu famoso mentor e ícone global, o Sr. Nelson Mandela sempre disse: “Sempre parece impossível até que seja feito”. E vivendo nessa prática como faço todos os dias, todos nós podemos alcançar muito além de nossas expectativas pessoais de nós mesmos. Podemos alcançar literalmente qualquer coisa, mesmo o aparentemente impossível. Estamos em uma corrida contra o tempo, uma corrida que temos que vencer. Precisamos nos levantar, colaborar e agir contra as mudanças climáticas e a crise da poluição agora!

Para compartilhar com os apoiadores sua experiência, Bertish compartilhou um rastreador durante sua jornada de 2.550 milhas pelo Oceano Pacífico, postou semanalmente “Vlogs do Capitão” e compartilhou dados valiosos sobre temperatura do oceano, plástico e poluição sonora que ele coletou ao longo do caminho. A missão do Transpacific Wing Project é aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas e a ação climática, enquanto enriquece as mentes por meio da conservação e educação dos oceanos. Este projeto segue a primeira travessia transatlântica de stand up paddle de Bertish em 2017, solo, sem suporte e transatlântica, que atraiu atenção global e arrecadou fundos para várias instituições de caridade globais.

Ao longo da jornada, Bertish organizou uma sala de aula virtual “Ocean in Motion” pré-gravada para retribuir à educação. Episódios de aula foram lançados no YouTube durante a expedição. Chris organizou discussões em sala de aula com especialistas sobre os desafios da saúde oceânica e das mudanças climáticas, concentrando-se no pensamento orientado a soluções e em como todos os seres humanos podem minimizar seu impacto negativo, agir e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

O Transpacific Wing Project está arrecadando dinheiro e conscientização para a conservação dos oceanos por meio de parcerias com a Conservation International e a Sea Shepherd , tudo facilitado pela Chris Bertish Foundation , uma organização 501c3 estabelecida em 2020 com o objetivo de conscientizar, retribuir e ser um farol de inspiração e mudanças positivas para os jovens e para o mundo.

Para saber mais sobre essa jornada histórica, confira https://chrisbertishfoundation.org/wing-project/

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa