Com o tempo de 5h48, o Bertioga Paddle Club, de Bertioga, sagrou-se campeão do XIX Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro, prova de 75km em canoa havaiana, realizada neste sábado, com saída das 21 equipes às 7h58 da Praia da Aparecida. O percurso passa por mais duas cidades do litoral paulista – Guarujá e Bertioga -, trechos de mar distantes do continente, canal de Bertioga e porto.
O 2º lugar na classificação geral ficou com a equipe Brutucus, também de Bertioga, com o tempo de 6h09, seguido um minuto depois pela KNE Va’a, de Salvador (BA). As posições seguintes ficaram, respectivamente, com a equipe Surf Hoe, de Niterói (RJ, 6h21), e Paddle Club Ilhabela (SP, 6h23).
Na categoria Master 40+, o 1º lugar foi da Surf Hoe, enquanto na 50+, a equipe vencedora foi a Sampa Canoe Club, da capital, registrando o recorde de todas as edições da prova, com 6h23. Já na categoria Masculina, a campeã foi Bertioga Paddle Club e na Mista, a Nativos, de Salvador (BA), com 6h46. Na Feminina, o título ficou com a Barra Va’a, que registrou o recorde de completar o desafio em 7h08.
A 19ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana teve o patrocínio de DP World, por meio do Promifae/Semes, e copatrocínio da Opium Caiaques e Canoas. Apoios das Panificadora Rainha da Barra, Baraçaí, Prefeitura e Secretaria Municipal de Esportes, TV Tribuna e FMA Notícias. A organização foi da Canoa Brasil, com supervisão da Abracha (Associação Brasileira de Canoa Havaiana).
Fonte: Santos SP / Foto: Raimundo Rosa