Atletas paraenses e de mais 5 estados do país disputarão as premiações em dinheiro.
No próximo domingo (29), em Belém, mais de 90 atletas de canoa havaiana irão disputar a Volta a Ilha do Combu, prova festiva da modalidade que acontece pelo segundo ano em Belém do Pará. A largada será a partir das 7h da manhã, saindo da marina Espaço Náutico, no bairro do Guamá, para o percurso de 17km ao redor da Ilha do Combu. Os três primeiros atletas receberão premiação em dinheiro.
Esta já é a segunda edição da prova que movimenta atletas de canoa havaiana de vários clubes de Belém e do Brasil. Desta vez, remadores de 5 estados brasileiros estarão presentes na raia para desafiar os atletas locais em uma remada paradisíaca e desafiadora. Segundo a organização do evento, o trajeto tem variações de marés e condições adversas entre os rio Guamá, o furo São Benedito (que passa atrás da ilha do Combu), o furo da Paciência e o retorno para o rio Guamá completando a volta à ilha.
Como a prova ocorre em uma área de preservação ambiental, a prova também tem cunho ativista. O movimento Amazônia de Pé e a ONG Mandí estarão presentes com ações de conscientização ambiental, aliando a prática esportiva ao compromisso de cuidar da Amazônia.
Sobre as categorias e a modalidade
As categorias são: V1 e OC1 open feminina e masculina e master e OC2 mista (masc/fem). A V1 é a canoa individual de modelo tradicional taitiano, onde as mudanças de direção da embarcação são feitas com técnicas de remada, e a oc1 de modelo “havaiano”, que tem um pedal para direcionar a embarcação. A modalidade VA’A, popularmente conhecida como canoa havaiana” tem crescido na nossa cidade e já tem representatividade internacional, com atletas que já ganharam prova pelo Brasil e entre as provas oficiais da confederação, com representante que já competiu até no Panamericano em 2022.
A VIC tem o objetivo de expandir o nosso esporte da região norte e a partir deste ano já faz parte das provas nacionais do VA’A brasileiro.
II Volta a Ilha do Combu
Local: Marina Espaço Náutico, no bairro do Guamá
Hora: primeira largada às 07h (o evento vai até 12h)
Sugestão de entrevistados: Renata Soares (organizadora da prova); Anderson Penteado (membro da comissão organizadora); José Vieira (remador de um dos clubes participantes; Necilene Ferreira (remadora e já ganhou prova fora do estado); os remadores “juniores” que tem entre 16 e 19 anos e representam a futura geração do esporte
“Zeba” – remador de Salvador
Felipe Trancoso – remador do Espírito Santo
Fotografia de apoio à imprensa: Ádamo Melo
Contato: Renata Soares 99342-9643