Bati um papo com o pernambucano Max, que atualmente mora em Portugal e esta desenvolvendo um trabalho com a canoa havaiana, confira a entrevista:
Você desenvolvia um trabalho com a canoa na Bahia, como foi está decisão de mudar para Portugal?
Vontade de sair do Brasil mesmo. Quando comecei a pesquisar essa possibilidade de sair do país, comecei a pesquisar sobre canoa havaiana fora e vi que aqui em Portugal era algo novo. Só tinha a Douro va´a na região do Porto e mais nenhum clube/ escola de canoa… Então foi a hora!
Já tive a oportunidade de visitar Portugal e sempre vi um grande potencial para o esporte, como foi a recepção do pessoal aí com a canoa?
Portugal é um país que tem muito esporte aquático, muita canoagem também, então acho que isso tem facilitado bastante. A pandemia do Covid19 tem dificultado com certeza, mas a expectativa é muito boa com relação a canoa havaiana pra gente!
Hoje você está numa Marina, qual a localização, e onde são feitas as remadas?
Nossa base fica na marina de Oeiras, região de Lisboa e a poucos quilômetros do centro da capital. Um lugar que respira esporte. A marina tem uma estrutura irada, com todo o suporte para receber os remadores e fica exatamente na linha divisória entre o rio Tejo e o mar, então fazemos remadas para os dois lados, tanto em direção a Lisboa, como em direção a região de Cascais, outra região bem conhecida por aqui, a depender das condições do dia.
O rio Tejo é muito famoso e passa por vários pontos turísticos, rola está remada de turismo?
Nas remadas passamos por alguns fortes, construções antigas… Agora o turismo conhecido como: Torre de Belém, ponte 25 de Abril, monumento do Descobrimento… Fica longe (cerca de 20 km ida e volta) e ai fica difícil fazer com o turista a passeio. Mas tem umas remadas muito legais, uma paradas em algumas praias bem interessantes… É show!
Qual a principal vantagem que você vê aí morando no primeiro mundo?
No nosso caso que estamos com a base em uma marina é a estrutura… Banheiro, água pra tomar banho, trocar de roupa… Mas de um modo geral morar aqui é muito bom… Um país seguro, e isso já faz muita diferença, é uma grande vantagem sem dúvida!
Mande um recado para galera que quer visitar o país e também aproveitar a remada:
Bom, agradecer a você Alex pela oportunidade de falar um pouco sobre a canoa havaiana por aqui… Dizer que tá só começando, mas já são muitos os planos e com certeza muitas coisas legais irão acontecer. Aqui na marina temos uma estrutura excelente pra receber quem tiver interesse de conhecer um pouco do nosso trabalho com a canoa havaiana, praias lindas, visuais incríveis. Portugal é um país muito seguro, comidas muito boas, bons vinhos, queijos e excelentes lugares para se conhecer! vale muito a pena fazer o tour por aqui, com certeza!