Confira este vídeo com dicas de técnica de remada do rei waka ama “garoto-maravilha” Tupuria King. Tupuria foi por diversas vezes campeão de sprint da Nova Zelândia na divisão Open Men. Tupuria também ganhou a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Va’a Sprint em 2014 no Brasil e em 2016 na Austrália. Ele é um membro da V 500 equipe de elite do Va’a da Nova Zelândia ,vencedores do prêmio Māori Sports Team of the Year 2016 – depois de ganharem o ouro no Campeonato Mundial de Sprint da Federação Internacional Va’a contra os campeões mundiais do Taiti. Foi a primeira vez em mais de 12 anos que outro país venceu o Taiti neste evento para levar o título do campeonato mundial – uma grande conquista no esporte.
Mais sobre Tupuria King
A família King continua a ser considerada a primeira whānau de Va’a (Precursores do esporte). Tupuira é filho de Dave e Nyree King da Taipa, ambos praticantes de Va’a. Sua família inteira esteve ativamente envolvida no Va’a por muitos anos, com as irmãs Rosie e Riana recebendo muitos prêmios.
Embora as exigências físicas e os desafios competitivos da canoa havaiana o mantenham motivado, é também a capacidade esportiva de criar fortes laços sociais que o torna divertido para Tupuria. Formado pelo Kaitaia College, ele foi apresentado ao esporte aos sete anos por seu pai e acredita que isso é mais do que um esporte, é um estilo de vida.
Ele já está envolvido com o esporte há 16 anos, nacional e internacionalmente, e já viajou para Taiti, Havaí, Rarotonga, Califórnia, Nova Caledônia, Austrália e Brasil para competir. Apesar de se destacar nas provas de velocidade, o atleta acredita que sua especialidade reside nas corridas de longa distância de 28 km ou mais, que normalmente são realizadas no Taiti.