Temporada 2021 de expedições em Va’a Rio Amazonas – Desde que foi explorado pelo conquistador espanhol Francisco Orellana, há quase 500 anos atrás, o rio Amazonas vem fascinando gerações de viajantes, exploradores e aventureiros através dos séculos por toda sua grandiosidade. Pessoas de diferentes nacionalidades, diferentes épocas e culturas se rendem ao maior rio do mundo. A mesma coisa acontece com os rios Tapajos e Arapiuns, na região oeste do estado do Pará.
Da cordilheira do Andes, no Peru, onde o rio nasce, até chegar ao mar, no Brasil, são impressionantes 6.900 quilômetros de água.
Em 2017 um grupo de remadores de diversas nacionalidades, realizou uma expedição pioneira: juntando a cultura marítima polinésia ao contexto fluvial ribeirinho para descer o rio Amazonas em sua porção da Amazônia Oriental, de Santarém a Belém, em canoas polinésias!Foram 11 dias e quase mil quilometros. A expedição contou com 18 participantes de todas as regiões do Brasil , norte,nordeste,centro-oeste,sudeste e sul, além de remadores da Noruega e Inglaterra .Foi um marco no esporte e na região, a viagem ainda rendeu um programa de televisão em dois episódios.
Desde então a Canoa Paidegua, clube de Va’a paraense com bases em Belém e Santarém, organiza temporada de expedições em Va’a anuais, e em 2021 serão 3 rios a serem navegados: rio Amazonas , Tapajós e Arapiuns.
“A nossa expectativa, além de receber os remadores de todo Brasil, é fazer a expedição agregar os remadores da América Latina, Venezuela,Peru,Chile, Argentina, países onde o Va’a é bastante praticado. Enquanto a gente estuda opções de como realizar a temporada 2021 em um contexto de pandemia, vale registar que elas nao serao feitas a revelia de medidas de seguranca para garantir a saúde das pessoas envolvidas.” explica Igor Vianna, Paraense de 33 anos e um dos organizadores da temporada de expedições em Va’a na Amazônia, que há pelo menos 12 anos vem acumulando experiência nos rios da Amazônia. Em 2013 Igor realizou sua primeira descida no Amazonas, em um caiaque oceânico, mas antes disso já oferecia apoio a integrantes de outras expedições internacionais interessados em desbravar o gigantesco Amazonas.
A temporada de expedições em Va’a 2021 no coração da Amazônia inicia no dia 26 de julho ,em Santarém com a expedição Rio Amazonas/ Tapajós e está programada para durar 6 dias. Os remadores vão contar com um barco de apoio para realizar as refeições e pernoite em redes, no estilo dos viajantes do Amazonas. A vigem pelo rio Arapiuns conta com duas edições e está programada para iniciar dia 02 de agosto e outra viagem no dia 23 de agosto. A viagem pelo rio Tapajos sai de Santarem ate Fordlandia inicia no dia 16 de agosto.
Maiores informações pelo site: https://canoapaidegua.com/