Sábado, Novembro 23, 2024

Apoio

InícioCanoa HavaianaSwell Alerta – Região Sul/ Sudeste 20/05 a 23/05

Swell Alerta – Região Sul/ Sudeste 20/05 a 23/05

Sempre pensando na sua segurança e na melhor forma de você aproveitar o oceano, seguimos com nossa previsão para a semana e final em todo litoral sul e sudeste do Brasil. Esta semana uma ondulação com direção primária de sul, vai sacudir os picos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo. Já na região nordeste fizemos um resumo de como serão os próximos dias e final de semana. Abaixo resumimos para vocês tudo o que vão rolar nos próximos dias, confira!!

LITORAL RIO GRANDE DO SUL

No RS a ondulação já entrou desde ontem (terça, 18/05), mas seguirá subindo até sexta-feira (21/05). Entre hoje (quinta, 19/05) e amanhã (sexta. 21/05) ela sobe com 11 segundos e chega aos 2m, sendo que na sexta o tamanho se mantém e o período chega a 13 segundos. Na sexta, a ondulação também começa a virar, chegando ao litoral de sul-sudeste ao invés de vir de Sul. Hoje e sexta serão os dois melhores dias, principalmente de manhã com o vento soprando de oeste-noroeste e ficando bem fraco ao longo de todo o dia.

No fim de semana o mar começa a perder força bem devagar, deixando boas condições para a galera poder curtir as ondas. A ondulação seguir rodando para sudeste ajuda na angulação para o estado. As condições estarão entre 1,5m e 2m no sábado (22/05), com o vento ainda bem fraco e descendo ao longo. Já no domingo (23/05) o vento entra mais forte de Norte de manhã e roda ao longo do dia e as ondas estarão quebrando acima de 1m, podendo chegar a 1,5m.

Tenha cuidado ao sair do mar, pois a ondulação vai estar com tamanho, evite remar próximo a costões ou encostas.

Escolha remar em alguns picos, mais abrigados que não recebam o swell com tanta intensidade. Evite navegar no alto mar.

LITORAL DE SANTA CATARINA

Em SC, a ondulação mesmo só chega hoje na metade do dia, quando o período sobe de 9 segundos para 11 segundos e a altura sai de 1,4m para 2m. A direção de Sul/ sul-sudeste vai ser a mesma e há promessa de boas ondas nesta (quinta, 20/05) mesmo, com o vento soprando do quadrante Oeste de manhã. Sexta (21/05), com o vento soprando de noroeste, ondulação chegando aos 13 segundos de período e com 1,8m também deve ser um dia com altas ondas.

No fim de semana o vento entra mais forte, mas por sorte, a previsão indica que será na maioria do tempo terral. O tamanho e o período da ondulação vão descendo lentamente ao longo dos dias, saindo de 1,8m e 11 segundos no início do sábado (22/05) para 1,3m e 10 segundos no fim do domingo (23/05).

Tenha cuidado ao sair do mar, pois a ondulação vai estar com tamanho, evite remar próximo a costões ou encostas.

Escolha remar em alguns picos, mais abrigados que não recebam o swell com tanta intensidade. Evite navegar no alto mar.

LITORAL DE SÃO PAULO

Chegando a região Sudeste, em SP, o mar sobe no fim de tarde desta (quinta, 20/05) e ganha bastante energia para a sexta-feira (21/05). hoje o mar chega aos 2m com 12 segundos de período vindos de Sul no fim do dia e se mantém assim ao longo de sexta. A previsão não indica que a direção do vento será boa, mas a boa notícia é que eles serão fracos nos dois dias.

No fim de semana o mar começa a perder força lentamente e a ondulação vira para sul-sudeste. O sábado acaba com ondas em torno de 1,6m e 10 segundos de período. No domingo, as ondas diminuirão ainda mais para 1,2m. Os ventos estarão de noroeste e com intensidade mais forte, acima dos 10 nós.

.Tenha cuidado ao sair do mar, pois a ondulação vai estar com tamanho, evite remar próximo a costões ou encostas.

Escolha remar em alguns picos, mais abrigados que não recebam o swell com tanta intensidade. Evite navegar no alto mar.

LITORAL DO RIO DE JANEIRO

No RJ,  ondulação sobe ao longo desta (quinta, 20/05) e chega no ápice na sexta (21/05) de manhã. Ela sai de 1,3m com 9 segundos para 2,4m com 12 segundos no fim da sexta-feira vindos de Sul. O ventos do quadrante Norte vão predominar ao longo dos dois dias, então terá terral em várias praias do estado e como a ondulação é de Sul.

No fim de semana o mar começa a perder força lentamente, ficando entre 1,6m e 2m no sábado (22/05) e descendo mais um pouco para 1,3m no domingo (23/05), todos os dias com a ondulação vindo de Sul. Os ventos ainda serão predominantes de Norte, mas ficam mais fortes do que nos dias anteriores. Devem rolar altos tubos com o terral ao longo da costa do estado!

Tenha cuidado ao sair do mar, pois a ondulação vai estar com tamanho, evite remar próximo a costões ou encostas.

Escolha remar em alguns picos, mais abrigados que não recebam o swell com tanta intensidade. Evite navegar no alto mar.

LITORAL DO ESPÍRITO SANTO

Já no ES, a ondulação só chega na sexta (21/05) subindo rápido ao longo do dia e chegando à 1,8m com 12 segundos de período. No sábado (22/05), o swell de Sul atinge 13 segundos de período com a altura estável acima de 1,5m. Isso porque uma outra ondulação de Norte-nordeste também encosta nesse dia. Os ventos além de bem fortes, estarão vindo da direção norte-nordeste.

No domingo (23/05), a ondulação de nordeste se torna a ondulação predominante no fim do dia e ainda terá um bom tamanho. O vento, muito forte de nordeste, pode atrapalhar bastante. Já na segunda (24/05), o ventos diminuem um pouco e ajudam a salvar o início da semana com vagas de nordeste..

Tenha cuidado ao sair do mar, pois a ondulação vai estar com tamanho, evite remar próximo a costões ou encostas.

Escolha remar em alguns picos, mais abrigados que não recebam o swell com tanta intensidade. Evite navegar no alto mar.

BAHIA

Na Bahia, a ondulação vai passar um pouco por fora do estado. Os melhores dias de surf devem ser entre amanhã (quinta, 20/05 e sábado 22/05), quando a ondulação de sul-sudeste com 0,6m chegará ao litoral junto com as vagas de leste-nordeste e 0,6m. O problema serão os fortes e constantes ventos de sudeste.

Já no domingo (23/05), a ondulação de sul-sudeste perde força e as vagas de leste sobem um pouco. Isso pode mudar um pouco os picos que funcionam melhor, principalmente porque o vento vira para norte-nordeste de manhã.

SERGIPE

Já no SE, a ondulação de Sul só chega mesmo no sábado (22/05) e também não terá o mesmo tamanho que no sudeste. A previsão indica que ao longo do sábado o swell de Sul se torna predominante no litoral e o mar sobe para 1,3m com 12 segundos. No domingo (23/05) o mar desce um pouco para 1,1m com 11 segundos.

Na segunda (24/05), o mar vai seguir acima de 1m com a ondulação de leste predominando de manhã e a de sul à tarde. Isso quer dizer que elas se manterão estáveis, sem uma perdendo ou ganhando muita força. O que acontece na terça (25/05), quando o pulso de Sul perde tamanho e as vagas de leste sobem, deixando o mar com 1,2m.

ALAGOAS

Chegando em AL, o swell de Sul encosta ao longo de sábado (22/05) com um bom tamanho, 1,5m e 13 segundos de período. Além dessa ondulação, as ondas também terão influência de vagas de leste com 1m e 6 segundos de período. No domingo (23/05), as vagas perdem intensidade, enquanto o swell de Sul permanece estável. Os ventos podem atrapalhar soprando do quadrante leste ao longo dos dias, então o surf de manhã cedo, com o vento mais fraco, pode salvar o fim de semana.

Na segunda (24/05), o swell de Sul começa a perder intensidade enquanto as vagas de leste aumentam sua influência no litoral, deixando o mar com 1,4m e 7 segundos de período à tarde. Os ventos ainda serão de leste-nordeste ao longo do dia. Já na terça (25/05), os ventos de manhã prometem ser do quadrante oeste, então mesmo com um período menor que no fim de semana, a chegada do pulso de leste com 8 segundos e 1,4m promete fazer a cabeça da galera no início da semana.

PERNAMBUCO

Em PE, a ondulação também vai passar por fora da costa. Ainda teremos boas vagas de leste até o fim de semana com 1,2m e 6 segundos de período. O vento de leste-sudeste que deve atrapalhar as ondas ao longo desta quinta (20/05) e sexta (21/05).

Sábado (22/05) será um dia bem parecido com quinta e sexta, mas no domingo a ondulação de Sul chega e dá uma balançada no mar, chegando à 1,3m com 12 segundos de período. Mesmo assim ainda teremos um vento forte de leste-sudeste para atrapalhar a formação das ondas.

Fiquem ligados que qualquer alteração, faremos uma nova análise.

Alex Araujo
Alex Araujo
Alex Araújo é um dos pioneiros em criação de conteúdos esportivos na internet. Atua neste mercado desde 1996 como editor de renomados sites como CAMERASURF, SURF-REPORTER e nas revistas PARAFINA MAG e SUP MAG, e já colaborou com artigos nas Revistas Fluir, Inside,Hardcore e no Jornal Drop.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

Bruno Raposo on Va’a cresce em Portugal
Diogo Oliveira on Va’a cresce em Portugal
Anderson Carvalho da Silva on Va’a cresce em Portugal
Patricia Mesquita Vieira on Stand up Paddle seja bem-vindo a Tribo!
Patricia Mesquita Vieira on Verão chegando – S.O.S Canoa Havaiana
Marcelo Zabrieszach Afonso on Perigos e soluções em suas remadas!
José Robson Venturim on Os melhores GPS para Remar
ADRIANA APARECIDA CLARO on Remando à favor da maré
Anderson Carvalho da Silva on 6ª volta de Ilha Grande
Anderson Carvalho da Silva on Big Surf de canoa em Waimea
Anderson Carvalho da Silva on Remada das Luzes de Natal
Anderson Carvalho da Silva on Desafio em canoas havaianas 2020 – Paidégua
Jairo Ferreira Dantas on Como navegar no mar de forma segura
Ruth Helena Mendes on I etapa Imua Ceará Va’a
José Erivaldo dos santos alves on Os especiais do Molokabra – Miguel Nobre
Eliana Miranda Sampaio on Verdes Mares com tom de rosa