O remo é um instrumento que faz parte da ancestralidade do ser humano. Pensando nisso estamos desenvolvendo uma série de matérias com os fabricantes que transformam madeira bruta em uma ferramenta de diversão para nós remadores. Nesta série de matérias vamos falar sobre a construção de um remo de canoa havaiana e toda sua jornada até chegar a água. Então como fazer um remo?
A construção de um remo de canoa havaiana passa por várias etapas até sua jornada na água. Nesta matéria de hoje, vamos falar das três primeiras etapas:
*Escolha das madeiras
*Moldes/cortes
*Colagens
A escolha das madeiras deve ser de acordo com a disponibilidade da região, temos várias madeiras que servem para este propósito. As madeiras devem ser leves, flexíveis e resistentes.
Em geral pode-se dizer que as madeiras mais claras, são as mais leves e conforme vai escurecendo o tom das madeiras, elas vão ficando mais densas e pesadas.
Feito a escolha das madeiras, os próximos passos serão, a utilização dos moldes para o remo, moldes para a pá e para o cabo (existem modelos variados para as pás e cabos)
Uma vez definido o molde, começamos o trabalho de corte das peças que compõe a pá e o cabo.
Quando as peças do cabo e da pá do remo estiverem cortadas e aplainadas para que a colagem fique bem segura, então partimos para a colagem.
Obs: Para executar a colagem é imprescindível que a cola usada seja a prova d’agua.
As partes a serem coladas devem aguardar pelo menos 24hrs na prensa para o manuseio.
Após estas etapas estaremos com o remo em um estado “bruto”. (foto)
Nas próximas matérias iremos falar sobre as etapas: limpeza e desengrosso, tala de segurança e recorte da pá, rebaixamento e modelagem do cabo
Até lá remadores.
Por: Paulo Vettore