O remo de canoa havaiana, é um instrumento que faz parte da ancestralidade do ser humano. Pensando nisso estamos desenvolvendo uma série de matérias com os fabricantes que transformam madeira bruta em uma ferramenta de felicidade para nós remadores. Nesta série de matérias vamos falar sobre a construção de um remo de canoa havaiana.
As próximas e ultimas etapas que compõem um remo são:
– Rebaixamento da pá (até uma espessura considerável para que o remo tenha leveza e resistência)
– Acabamento na espessura do cabo e trabalho de lixas
– Resina epóxi e verniz
Após a tala de segurança colada e a pá recortada, passamos então para o trabalho de rebaixamento da pá. Esse processo pode ser executado de várias maneiras, plainas e raspadores novamente, logo em seguida, lixadeira de disco com gramaturas de lixas.
Esta lixaçao é feita dos dois lados da pá, ao mesmo tempo que se rebaixa a espessura da pá, também se faz a modelagem para melhor resistência, da tração mecânica durante a remada.
A pá pode variar de alguns milímetros na borda, e vai tomando corpo até o cabo.
Agora com a pá semipronta passaremos para tornear e modelar o cabo do remo. Este processo é feito com plainas, raspadores(spokeshave), lixadeiras manuais e lixadeiras de cinta (este processo descrito acima pode ser feito de diversas maneiras, de acordo com a possibilidade de maquinário de cada construtor). O cabo deve ser trabalhado até chegar a uma forma anatômica, para que fique confortável.
Uma vez a modelagem estando pronta passamos para a etapa final de acabamento com lixas fina e resina.
O acabamento e resistência do remo é feita com tecido de vibra de vidro e resina epóxi, aplicando sobre a pá e parte do cabo, e deixando curar por 24 horas cada face da pá, após isso trabalho com lixas d’agua com diversas gramaturas cada vez mais finas, para recorte das arestas e polimento da resina.
Na última etapa de acabamento final do remo, vem a aplicação de algumas demãos de verniz sobre a resina garantindo mais resistência e beleza ao remo.
Com todas essas etapas prontas concluímos o nosso remo. Bora pra água remar!!
Por: Paulo e Saulo Vettore
Veja também a Parte 1, Parte 2 e Parte 3 desta série de matérias!
Esta série de matérias, surgiu da ideia de nosso editor Alex Araújo com uma grande participação do Paulo e Saulo Vettore, da Vettore Remos que contribuíram com sua grande experiência. Fica aqui o agradecimento da equipe Paddle News, pelo compromisso e por dividirem este rico conhecimento conosco e com nossos leitores!
Thanks pertaining to taking turns the following excellent subject matter on your website. I came across it on the internet. I will check to come back when you publish much more aricles.