O remo de canoa havaiana, é um instrumento que faz parte da ancestralidade do ser humano. Pensando nisso estamos desenvolvendo uma série de matérias com os fabricantes que transformam madeira bruta em uma ferramenta de felicidade para nós remadores. Nesta série de matérias vamos falar sobre a construção de um remo de canoa havaiana. As próximas etapas que abordaremos, serão:
-Limpeza e desengrosso
-Tala de segurança
-Corte da pá
Após as colagens das etapas anteriores, o remo está uma peça bruta e com alguns restos de cola, o próximo passo é rebaixar a parte que compõe a pá usando vários tipos de ferramenta: plainas de diversos tamanhos, raspadores modeladores(spokeshave), lixas, fazendo com que a parte da pá fique plaina dos dois lados e assim a limpeza e o desengrosso foram executados.
Passando para o cabo, agora será fresado em formato oval para uma boa empunhadura, também é usado nesta etapa várias ferramentas como:
-Fresa de madeira
-Plainas
-Raspadores
-Lixas
Agora que a pá está rebaixada e o cabo ovalizado, podemos riscar o modelo da pá que está em estado bruto. Uma vez o molde da pá riscado, vamos então a colagem da tala de segurança, que é uma faixa de madeira colada no sentido transversal das ripas que compõe a pá, isso serve para dar mais resistência na borda da pá. E mais uma vez a colagem deve esperar na prensa por 24 horas.
Agora que a tala já está no lugar vamos recortar a pá, e aí o remo toma forma, mesmo assim passará por alguns processos.
Bom! O remo já está quase no final.
As próximas etapas que vamos falar na próxima matéria, são:
-Rebaixamento da pá (até uma espessura considerável para que o remo tenha leveza e resistência)
– Acabamento na espessura do cabo e trabalho de lixas
-Resina epóxi e verniz
Até a próxima etapa!!
Por: Paulo e Saulo Vettore
Veja também a Parte 1 e a Parte 2 desta série de matérias!
Assista os vídeos da construção no Instagram da Vettore Remos: