O Farol de Itapuã é um dos mais conhecidos cartões-postais de Salvador e reserva parte da história da capital baiana. Instalado na Pedra Piraboca, na Ponta de Itapuã, o monumento foi o quinto farol construído na Bahia com o objetivo de guiar as embarcações que passam pela região. Localizado na Praia de Itapuã, o local inspirou artistas como Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes e Toquinho.
Construído em 1873, o Farol de Itapuã foi originalmente pintado de roxo-terra e emitia uma luz fixa branca para facilitar a navegação de embarcações que vinham de longe. Em 1939 passou a ser pintado em faixas horizontais de cor branca e laranja e, em 1950, sua pintura foi novamente modificada para o branco e vermelho, cores que mantém até hoje.
Remar neste local é mágico, pois além de ter um nascer e por do sol alucinante, sua posição geográfica tem uma das vistas mais privilegiadas de Salvador.
O local é reduto de clubes de canoa havaiana, e também de stand up paddle, onde você pode fazer aulas e alugar equipamentos.
Se estiver pela capital Salvador, não deixe de conhecer e remar neste que é um dos locais mais nostálgicos da cultura baiana.
Clubes para remar no local: