A Remada Setembro Verde, que acontece neste sábado (23), a partir das 9h, nas areias da praia Urca, Zona Sul do Rio, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos, que tem a capacidade de salvar até oito vidas.
A ação vai contar com palestras sobre doação de órgãos e tecidos, com médicos do RJTransplantes, prática de yoga, aquecimento dançante, oficina de suco vivo etc. A Remada nas canoas da polinésia, vão sair da Praia da Urca, onde serão arrecadados donativos para a Fundação do Rim Francisco Santino Filho.
A Remada Setembro Verde já está no seu 2º ano, em 2022. A iniciativa é da campanha “A Vida Convida” que nasce da vontade da ativista Rejane Coelho de despertar as pessoas para o tema, inspirada na história do marido, que na época ele esperava pela doação de pulmão.
O Dia Nacional da Doação de Órgãos, que acontece em 27 de setembro. Atualmente, mais de 60.000 pessoas aguardam um órgão ou tecido para transplante no Brasil, dai a importância da campanha.