A Curva da Jurema em Vitória-ES é um dos locais mais tradicionais do Brasil quando falamos de Canoa Havaiana. Um destino me fascina desde sempre, o gigante Porto de Tubarão da VALE!
“Beirando” a Praia de Camburi e passar pelo famoso farol do “Pirulito” são cerca de 10 km até o porto. É intensa a movimentação das lanchas da praticagem, dos rebocadores e da entrada/saída dos navios gigantes de minério. A navegação em linha reta de 5 km até o porto exige uma remada de través (do vento ou das ondas). Na “ponta” do porto encontramos um PIER GIGANTESCO que protege os berços de atracação, esse ponto é emblemático! Passar por ele exige bom tempo e mar relativamente calmo pois o vento NORDESTE predomina e as ondas vem “de frente”.
Mais 1.3km depois temos a parte de trás da VALE e a visão da ARCELOR MITTAL.
Esse ponto é o mais perigoso para quem deseja se aventurar mais e seguir até Carapebus (14km) ou Manguinhos (18km). As “baixas” de CARAPEBUS, lajes imensas submersas que “do nada” levantam a ondulação e “viram” canoas, lanchas e barcos de pesca de grande porte com facilidade!
O retorno contudo tem suas recompensas. Se houver predomínio do vento NORDESTE, prepare-se para um DOWNWIND e um DOWNWAVE espetacular, com grandes VAGAS de ondas que permitem o surf reto ou de lado em cada onda!